Violência contra jornalistas no CE: duas agressões em dez dias

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) repudia a agressão sofrida no último dia 31 de março pela equipe da TV Ceará composta pela repórter Larissa Veras; pelo repórter cinematográfico Fernando Apolo e pelo auxiliar Francisco Maxwell.

A equipe foi agredida quando fazia a cobertura de um protesto com cerca de mil trabalhadores da construção civil, que estão em campanha salarial, em um canteiro de obras na avenida Beira-Mar. No episódio, Francisco Maxwell foi agredido fisicamente, o tripé da câmera foi danificado e o repórter cinematográfico perdeu os óculos.

De acordo com declarações da jornalista Larissa Veras, foram agressões físicas e morais e ocorreram quando a equipe da TVC filmava a paralisação de uma obra da construtora Integral que está sendo feita onde antes funcionava a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Segundo representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, os manifestantes confundiram os profissionais da TV com pessoas contratadas pelo sindicato patronal para realizar filmagens com o intuito de identificar e punir os trabalhadores para posterior demissão. Uma comissão do sindicato laboral foi à TVC se desculpar pessoalmente com a equipe agredida e vai agendar, com o presidente da TV Ceará, Guto Benevides, uma nova reunião. Também se cromprometeram a arcar com os prejuízos causados à TVC.

Este foi o segundo caso de agressão contra jornalistas no Ceará em em apenas 10 dias. No último dia 21 de março, a jornalista Sílvia Carla, assessora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se), ficou uma hora e meia detida por seguranças do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) depois de fazer imagens de superlotação do setor de emergência daquele hospital .

O Sindjorce repudia os atos de violência praticados contra os profissionais da imprensa e acredita que todos os trabalhadores, sem distinção, devem ter asseguradas as condições mínimas de segurança, respeito e dignidade para o pleno exercício profissional.

Veja o vídeo com imagens da TVC
 

Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Ceará