Câmara de Goiânia aprova reajuste salarial para professores

Aumento de 15,87% do salário dos professores municipais é aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara Municipal de Goiânia.

O projeto 047, proposto pelo Prefeito Paulo Garcia, cujo relator é o vereador Fábio Tokarski (PCdoB), foi aprovado nessa manhã (6) na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia.

O parecer apresentado propõe aumento de 15,87%, o que significa que está 7,5% acima do piso nacional. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Neyde Aparecida e a Presidenta do Sintego, Ieda Leal, que reiteraram aos vereadores a importância de aprovação do projeto, explicitando que aumento foi discutido pela categoria.

De acordo com a secretária, quem define o piso nacional é o Ministério da Educação (MEC), que definiu somente em fevereiro o reajuste anual. A partir da decisão, a prefeitura estudou a possibilidade de adequação, chegando à conclusão de que poderia pagar valor acima do piso salarial.

“A inflação em 2010 foi cerca de 6%, então a proposta apresenta ganho real de quase 10% para o professor”, afirmou Neyde Aparecida. O projeto sugere, ainda, que o reajuste seja retroativo, considerando os meses de janeiro, fevereiro e março. De acordo com Ieda Leal, garantindo a retroatividade e percentual apresentado, a categoria terá sua reivindicação atendida.

Da redação local,
Artur Dias