Sem categoria

Filiado, Thobias da Vai-Vai elogia “espírito de união” no PCdoB

O PCdoB de Martinho da Vila, Jorge Mautner, Leci Brandão e Netinho de Paula agora também é a legenda de mais dois ícones da cultura popular. Em meio às comemorações de seu 89º aniversário, o partido recebeu as adesões dos sambistas Thobias da Vai-Vai e Eliana de Lima, nomes de destaque do carnaval paulista.

Por André Cintra

O presidente municipal do PCdoB de São Paulo (SP), Wander Geraldo, anunciou as filiações em 27 de março, durante a “Festa do PCdoB – 89 Anos em Defesa do Socialismo”, no CMTC Clube, zona norte da capital paulista. Thobias e Eliana foram ovacionados pelo público da festa, que chegou a reunir cerca de 1.800 filiados, simpatizantes e amigos do partido.

“Entre os vários motivos que me levaram a aderir ao PCdoB, destaco o espírito de união entre os companheiros e a retidão das palavras. Não há promessas vazias no partido – tudo é muito racional e democrático, sem perder a sensibilidade”, declara Thobias ao Vermelho. “Além disso, os objetivos e a preocupação com as causas sociais vão ao encontro de tudo que almejo.”

Puxador da Vai-Vai por 15 anos, Thobias exerceu, de 2006 a 2010, a presidência desta que é a mais tradicional escola de samba paulistana, com 14 títulos do Carnaval e sede na região do Bixiga. A Vai-Vai é, de quebra, a escola preferida de diversas lideranças comunistas em São Paulo, como o vereador Jamil Murad.

A filiação de Thobias ao PCdoB foi comemorada também em família. “Estou feliz e meu pai mais ainda. Foi ele quem recomendou o primeiro livro que li, O Cavaleiro da Esperança”, conta o sambista. A obra, escrita por Jorge Amado e lançada em 1942, conta a história de Luís Carlos Prestes – que liderou a épica Coluna Prestes na década de 1920 e se elegeu senador, em 1945, pelo Partido Comunista.

Para Wander Geraldo, o ingresso de Thobias no PCdoB é o “coroamento de um processo de boa relação” entre o sambista e o partido. “Thobias é uma liderança muito próxima aos nossos mandatos na Câmara Municipal e ao Ministério do Esporte, ocupado pelo camarada Orlando Silva, do nosso partido. Construímos também uma boa relação política nas eleições de 2010.”

Na opinião do dirigente comunista, as novas filiações demonstram “o crescimento político, o fortalecimento e a influência” do PCdoB na cidade de São Paulo. “O partido está crescendo em várias frentes, com destaque nesses setores populares e culturais, de grande interlocução com a população.” Segundo ele, há também adesões importantes de lideranças sindicais e estudantis, que dão “uma robustez maior para o partido enfrentar as grandes batalhas pela frente”.