Teixeira de Freitas/BA terá Secretaria de Segurança Pública

Para tentar solucionar o problema do aumento da violência, a cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, vai implantar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Para a tarefa, convocou o advogado Clóvis Guerra, militante histórico do PCdoB na região, que assumiu o cargo na última segunda-feira (4/4), com o desafio de retirar o município da lista dos mais perigosos para os jovens no Brasil.

Porta de entrada do Nordeste, o município de 148 mil habitantes faz fronteira com os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, na região Sudeste, e vem sofrendo com o sério problema da violência. Segundo pesquisa do Ministério da Justiça (MJ) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Teixeira de Freitas e o oitavo colocado no ranking nacional das cidades em que os jovens estão mais expostos à criminalidade.

É exatamente por isso que a prefeitura, em parceria com o governo federal, está implantando a Secretaria de Segurança Pública para gerir os projetos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania). “Fizemos uma pareceria com o Pronasci e vamos implantar dois programas: o primeiro de reestruturação da guarda municipal, que já existe como vigia, mas será reestruturada para atuar também na proteção ao cidadão. O segundo é o Proteja, que atende jovens de 15 a 24 anos que tiveram alguma delinquência juvenil”, informa Clóvis Guerra, secretário de Segurança Pública de Teixeira de Freitas.

“A expectativa é de que o trabalho dê certo, que a gente melhore a qualidade do serviço prestado à população. Vamos fazer um trabalho de prevenção, com segurança nas escolas, feita por guardas municipais treinados, enquanto o trabalho de rua será feito nas praças e locais públicos com viaturas. A expectativa é muito boa, os investimentos estão garantidos. Para mim como profissional é um marco e também uma oportunidade de acumular mais conhecimentos nesta área. Para o PCdoB também é importante, pois projeta o programa do partido na cidade”, acrescentou Guerra.

Para o presidente do PCdoB em Teixeira de Freitas, Gilberto Santos, mais que uma oportunidade, a indicação de Clóvis Guerra para a Secretaria Municipal de Segurança Pública também é um desafio. “É um trabalho desafiador, mesmo porque a segurança pública é um desafio não só para o Brasil, mas em grande parte do mundo. Em Teixeira de Freitas não é diferente”, declarou Santos.

De Salvador,
Eliane Costa