Mantega promete novas medidas para conter inflação
O governo deve tomar novas medidas para conter a inflação, disse há pouco o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ao voltar de reunião com a presidente Dilma Rousseff, ele comentou rapidamente que “um repique” inesperado nos preços de alimentos pressionaram o IPCA de março.
Publicado 07/04/2011 16:01
Divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março teve alta mensal de 0,79%. Mantega esperava algo em torno de 0,45%, e o mercado financeiro previa alta de 0,65%.
Segundo comentou o ministro, "houve um repique da inflação de alimentos, que não era esperado. Todos os analistas se enganaram”.
Ele culpou as chuvas, que alteraram o curso dado como normal para o comportamento de preços dos alimentos. “Todo ano, a essa altura, já começa a cair”, disse sobre a inflação dos alimentos. Agora, ele aposta que os preços cairão em abril.
“Eles têm que cair a partir de abril, porque pega um período de chuva, entressafra, etc. Daqui a pouco isso cai", continuou.
O ministro da Fazenda informou que os preços dos serviços, que também pressionavam a inflação geral, “já estão dando sinais de queda”.
Para concluir, Mantega declarou: “Estamos vigilantes. Vamos tomar medidas com relação a isso, mesmo sabendo que daqui a pouco essa inflação de alimentos está caindo.”
Sobre a ineficácia do IOF de 6% em captações externas de até dois anos, anunciada ontem, o ministro não quis comentar. Ao invés de subir, o preço do dólar americano continua a cair hoje.
Fonte: Valor