Bahia promove semana de valorização do trabalho doméstico

Seminários, exibição de documentário, feira de serviços e oficinas são algumas das atividades da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que acontece entre os dias 14 a 17 de abril, em Salvador. De iniciativa do Governo do Estado, em parceria com entidades da sociedade civil, o evento é parte das ações de valorização do trabalho doméstico, um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente, e também marca a comemoração ao Dia do Trabalho Doméstico, festejado em 27 abril.

A programação começa na próxima quinta-feira (14/4), ás 14h, com a apresentação do documentário Trabalho Doméstico – Trabalho Decente, no auditório do Ministério Público do Trabalho da Bahia, no Corredor da Vitória. No vídeo, são abordados temas como a garantia de direitos e a promoção de melhores condições de trabalho para as trabalhadoras domésticas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai. Após a apresentação, acontece uma mesa-redonda para discutir o assunto.

O filme é fruto da série de reportagens Trabalho Doméstico – Trabalho Decente, que tem como estratégia incentivar a conscientização social sobre a realidade do trabalho doméstico na América Latina. As reportagens foram produzidas numa parceria entre a TV Brasil Internacional e a ONU Mulheres Brasil e Cone Sul

Palestra

Dando continuidade às atividades, na sexta-feira (15/4), a partir das 8h30, acontece a mesa-redonda Trabalho Infantil Doméstico, que será realizada no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, no Comércio. Em seguida, a ministra do Tribunal Superior de Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, ex-trabalhadora doméstica, profere a palestra Direito das Trabalhadoras Domésticas: onde e como avançar. O tema é conteúdo do livro, de sua autoria, “Trabalho Doméstico – Direitos e Deveres”.

No domingo, dia 17, a partir das 13h, uma feira de serviços, no Parque Costa Azul, na orla de Salvador, encerra as atividades da semana. Denominado Dia de Valorização do Trabalho Doméstico, a ação, em sua segunda edição, vai oferecer diversos serviços de saúde, atendimento jurídico e previdenciário, orientações sobre saúde da mulher, além de emissão de documentos, oficinas de artesanato, corte de cabelo, dentre outros. Tudo será oferecido, gratuitamente, para os trabalhadores domésticos e seus familiares.

Agenda

Lançada em 06 de dezembro de 2007, a Agenda Bahia do Trabalho Decente busca promover o trabalho decente na Bahia, através de parcerias com órgãos públicos, instituições privadas e representações dos trabalhadores e empregadores, visando contribuir para sua incorporação nas políticas públicas do trabalho, nas práticas de gestão públicas e privadas e na sociedade de forma geral.

Além do Trabalho Doméstico, compõem os eixos prioritários da Agenda: Erradicação do Trabalho Escravo, Erradicação do Trabalho Infantil, Segurança e Saúde do Trabalhador, Promoção da Igualdade, Serviço Público, Juventude e Empregos Verdes.

Fonte: Ascom/Setre