Lula Morais destaca reivindicações de médicos

O deputado Lula Morais (PCdoB) foi à tribuna, nesta quinta-feira (07/04), para destacar as manifestações dos médicos, em vários estados do País, durante a passagem do Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje. Segundo o parlamentar, a categoria suspendeu por 24 horas o atendimento aos pacientes de planos de saúde conveniados para pedir reajuste no valor das consultas e fim do que consideram interferência das empresas na relação do médico com seus pacientes.

De acordo com Lula, muitos médicos ganham R$ 22,00 por consulta e têm jornadas de trabalho exaustivas. “Os médicos do Brasil querem alertar aos gestores sobre a crise que impera na saúde suplementar. A categoria precisa ser valorizada e respeitada. Eles pararam porque é preciso dar um basta”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, há 160 mil médicos trabalhando atualmente na saúde suplementar, atendendo cerca de 45,5 milhões de usuários de planos de assistência médica no Brasil. Por ano, são realizadas cerca de 223 milhões de consultas e 4,8 milhões de internações por meio de planos de saúde.

O deputado defendeu ainda melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo ele, é um dever do Estado e um direito do cidadão. “Em função da falta de um atendimento mais efetivo é que a população recorre aos planos de saúde privados. A saúde pública é a solução e a saída para o melhor atendimento à população”, afirmou o deputado.

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa