11,2% do eleitorado piauiense tem filiação partidária

O Piauí lidera o ranking nordestino em termos percentuais de eleitores filiados a partidos políticos. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 11,2% de um total 2.263.659 eleitores, em março último, têm alguma filiação partidária. Isso equivale a um filiado a cada dez eleitores aptos a votar. O índice é, inclusive, maior que a média nacional que fechou em 10,2% de filiados.

Urna
           Na região, o Piauí lidera o ranking com 11,2%, com a Paraíba (10,8%) em segundo e enquanto o Estado do Maranhão está em terceiro lugar, conforme levantamento feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A capital Teresina tem um percentual de 7,4% de eleitores filiados. São exatas 38.537 pessoas aptas a votar com carteirinha partidária. No próximo dia 14, termina o prazo para os partidos enviarem à Justiça Eleitoral as listas de novos filiados.

           O percentual de eleitores filiados do Piauí está também entre os dez maiores do país, ficando a frente até de São Paulo (9,08%) e Minas Gerais (10,2%), os dois maiores colégios eleitorais. Os líderes nacionais estão na região Norte, onde estados como Acre, Amapá e Roraima atingem índices percentuais acima de 15% do eleitorado filiados a algum partido político.

Prazo

            O TSE estabelece que cada partido enviará ao juiz eleitoral da respectiva zona, para arquivamento e publicação na sede do cartório, a relação atualizada dos nomes de todos os seus filiados na respectiva zona eleitoral. Esta lista de filiados será enviada nos dias 8 a 14 dos meses de abril e outubro de cada ano, durante o expediente normal dos cartórios. Também constará nesta relação o número dos títulos eleitorais  e das seções em que estão inscritos e a data de deferimento das respectivas filiações.

Piauí poderá ter número de seções reduzido

CANCELAMENTO DE TÍTULOS E REDUÇÃO DE SEÇÕES

               O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí está fazendo um estudo sobre a quantidade de sessões eleitorais do Estado e que deverá resultar na redução desse número o numero. O numero hoje é de 98 e a proposta é de que ele reduza para pelo menos 52. Também foi discutido sobre o possível cancelamento de cerca de 20 mil títulos eleitorais no estado, de pessoas que deixaram de comparecer às urnas nos últimos três pleitos.
 
                O Piauí tem atualmente 2.262.238 eleitores, deste universo 22.424 estão passíveis de cancelamento o que corresponde a quase 1% de todo eleitorado do estado. Só na capital são 5.298 eleitores nesta situação. O TSE ainda não divulgou o nº de eleitores do Piauí que já regularizaram sua situação. O eleitor que estiver fora do seu domicílio pode regularizar-se em qualquer Cartório Eleitoral até a próxima quinta-feira (14/04).

Fonte: 180graus e Portal AZ