Sem categoria

Seminário relembra 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás

A Câmara dos Deputados realiza na próxima quinta-feira (14) seminário sobre os 15 anos da tragédia de Eldorado dos Carajás (PA). O deputado Marcon (PT-RS), autor da iniciativa, afirma que o objetivo do seminário é reavivar o acontecimento e cobrar a punição dos culpados. Os assassinos e mandantes do massacre de Eldorado do Carajás até hoje não foram punidos.

"Nosso objetivo com este seminário é relembrar este trágico acontecimento e também cobrar a punição, não apenas desse fato, mas de tantos outros atos violentos, envolvendo a posse da terra, praticados contra os sem terra, os índios, os quilombolas e os atingidos por barragem neste país”, destacou o deputado.

No dia 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores sem terra do Pará foram assassinados e outros 69 foram mutilados durante uma operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra, que estavam acampados, decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora na desapropriação de terras na região.

Para o deputado Beto Faro (PT-PA), Coordenador do Núcleo Agrário da bancada do PT, o debate sobre a violência no campo mostra que, apesar dos avanços, muito ainda precisa ser feito. “É preciso reconhecer que após 15 anos da tragédia ocorreram avanços, mas muitos problemas no campo ainda precisam ser resolvidos. A reforma agrária precisa continuar avançando, muitas áreas necessitam ser regularizadas, e a impunidade dos crimes cometidos no campo tem que acabar”, afirmou.

Entre as autoridades convidadas para o seminário estão o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (PR), Gilberto Carvalho; a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da PR, Maria do Rosário; o integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stedile e o assessor da Comissão Pastoral da Terra , Dom Tomás Balduíno.