Karla Trindade destaca políticas públicas para a juventude

 

Karla Trindade destaca políticas públicas para a juventude
Representando a força jovem na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora Karla Trindade (PCdoB) ocupou a tribuna nesta quinta-feira, 14, para destacar a conquista da efetivação de políticas públicas para a juventude no Brasil, iniciadas a partir do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O discurso fez referência ao dia do jovem, comemorado em 13 de abril, e foi baseado, principalmente, na história vivenciada pela vereadora enquanto militante do movimento estudantil e presidente estadual de umas das entidades de juventude mais respeitadas do país, a União da Juventude Socialista (UJS).

Segundo a vereadora, em 2005, o então presidente Lula foi o responsável pelo primeiro grande marco na construção das Políticas Públicas de Juventude (conhecidas como PPJ's), ao instituir a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). A partir disso, passaram a ser desenvolvidas ações que contemplam três vertentes. Uma delas foi a de atuação internacional que promoveu intercâmbios com outros países, principalmente da América Latina e da África, além das vertentes participativa e inclusiva.

Sobre a vertente inclusiva, Karla destacou a realização do ProJovem, programa que destina-se a promover a inclusão social dos jovens com baixo índice de escolaridade, na faixa etária entre 18 e 29 anos. Com mais de 4 milhões de jovens atendidos em todo o país, o programa viabiliza a elevação da escolaridade, a qualificação profissional e a participação cidadã. De acordo com a parlamentar, o ProJovem é reconhecido pela população por dar uma nova perspectiva ao futuro de milhões de jovens brasileiros.

Já a vertente participativa inovou no método de elaboração das PPJ’s ao convocar a 1ª Conferência Nacional de Juventude em 2008, evento que contou com mais de 400 mil participantes em 1579 etapas distribuídas pelos estados e municípios da federação. “Tenho a honra, senhores vereadores, de ter organizado a 1ª Conferência Municipal de Juventude de Aracaju, realizada em 2008”, afirmou a parlamentar.

Reconhecimento

Durante o discurso, Karla lembrou do pioneirismo e da atuação importante de Beto Cury e Danilo Moreira que estiveram à frente da SNJ nos últimos anos, respectivamente como secretário da juventude e sub-secretário. “Atuaram com afinco e sempre respeitando a diversidade, primando pela amplitude e buscando alcançar soluções para vencer ou minimizar as dificuldades da juventude. Eles se despedem, mas deixam importante legado a ser continuado”, destacou.

A nova gestão da SNJ toma posse nesta quinta-feira em Brasília, na mesma solenidade de lançamento da 2ª Conferência Nacional da Juventude. Como secretária, assume Severine Macedo que atuou no movimento sindical rural e, como sub-secretária, assume Ângela Guimarães que é militante do movimento negro e juvenil. “São duas mulheres, demonstrando o crescimento da participação feminina na definição dos rumos do nosso país”, ressaltou Karla.

Na oportunidade, a parlamentar parabenizou a atuação do prefeito Edvaldo Nogueira na implementação de ações voltadas para os jovens. “Em nossa capital, podemos citar como exemplos do compromisso do prefeito Edvaldo a Praça da Juventude, a primeira do país, que possibilitou mais um espaço para a prática do esporte e do lazer, além da concessão do direito ao passe escolar nos domingos e feriados, o que oportunizou aos estudantes acesso ao lazer e ensino”.

Ao final do discurso, Karla destacou que, nesta semana, o prefeito Edvaldo Nogueira deu um passo adiante no seu compromisso com a juventude ao propor, por meio de projeto de lei encaminhado à CMA, a criação da Coordenadoria Municipal de Juventude. Ela também saudou o governador Marcelo Déda pela iniciativa de constituir em nível estadual a Coordenadoria de Juventude. Para a vereadora, as duas coordenadorias representam um marco para as conquistas da juventude em Sergipe e chegam para facilitar a articulação e concretização das políticas públicas destinadas aos jovens sergipanos.