Coser defende mais vereadores em Vitória

 O prefeito não opinou se o número deve subir de 15 para 23, mas disse que a capital precisa ter mais parlamentares do que Cariacica

Coser defende mais vereadores em Vitória
O prefeito de Vitória, João Coser (PT), declarou ontem que apoia o aumento do número de vereadores da capital. A Constituição Federal permite que Vitória, que hoje têm 15 parlamentares, passe a ter até 23. O prefeito foi procurado, na noite da última terça-feira, por um grupo de representantes de partidos que fez apelo para que ele apoie a ideia de aumentar o número de vereadores na capital.

“Recebi apelo de partidos que fazem parte da base aliada e também de outras legendas para ajudar no processo. Eu sou favorável a um maior número de vereadores”, disse o prefeito. Coser afirmou que a sua posição já é de conhecimento de todos os vereadores e que a Câmara ainda não entrou num consenso sobre o assunto.

“Sou favorável, mas eu, como prefeito, não tenho competência para resolver isso. Me coloco à disposição para conversar. Sabemos que a Câmara está dividida em relação ao assunto”, contou.

Indagado se é a favor que o número de vereadores salte de 15 para 23, Coser não respondeu. “Não colocamos qual seria o número ideal. Mas Vitória é a capital do Estado
e, por isso, não se justifica, por exemplo, ter menos vereadores do que outras cidades, como em Cariacica”, justificou.

Entre os vereadores que são a favor do aumento está o democrata Max da Mata. “Sou a favor que haja o aumento para 23 parlamentares, mas desde que a Câmara corte outros gastos”, pontou Max.

Namy Chequer (PCdoB) também tem o mesmo discurso, mas defende o aumento para 21 vereadores. Zezito Maio (PMDB), Esmael Almeida (PMDB), Fabrício Gandini (PPS) e Luís Carlos Coutinho (PDT), o Luisinho, são contra o aumento de parlamentares.

Já o vereador Sérgio Magalhães (PSB), o Serjão, informou que vai esperar manifestação do seu partido para dar uma posição oficial se votaria a favor ou contra o aumento de parlamentares. “Eu até seria a favor do aumento, mas vou esperar orientação do partido”.

ATRIBUNA VITÓRIA, ES, QUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2011
Por Diego Casagrande