PCdoB em Salvador decide por candidatura própria em 2012

Reunido na noite desta quarta-feira (27), na sede do partido, o Comitê Municipal do PCdoB em Salvador decidiu pela apresentação de pré-candidatura própria à Prefeitura de Salvador nas eleições de 2012, indicando os nomes da deputada federal Alice Portugal e do deputado federal Daniel Almeida como nomes credenciados e a serem examinados pelo partido para uma candidatura ao Executivo municipal.

O Comitê Municipal decidiu ainda intensificar o ciclo de debates sobre Salvador, realizado em conjunto com a Fundação Maurício Grabois, com o objetivo de refletir mais aprofundadamente sobre os problemas da cidade e subsidiar a elaboração do programa de governo.

A decisão tem como base a recente resolução do Comitê Central do partido que propõe maior protagonismo do PCdoB nas disputas eleitorais em todo o país. “O PCdoB em Salvador reúne condições de lançar e sustentar uma candidatura majoritária e inclusive com possibilidade de ir para a disputa do segundo turno. Fomos o segundo partido mais votado na cidade para deputado estadual em 2010. Temos prestígio político e eleitoral suficientes para apresentar ao eleitorado nossas propostas e nosso programa de governo, ao tempo que temos possibilidade de ter uma chapa completa de candidatos a vereador, além de boa presença nos movimentos sociais organizados e uma razoável estrutura partidária”, afirma o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

Com base na resolução do Comitê Municipal, a direção do partido vai procurar o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), para informá-lo da decisão e reafirmar a participação do PCdoB nos projetos políticos capitaneados por ele no âmbito estadual e pela presidente Dilma Rousseff em âmbito nacional, porém, resguardando a sua independência e o legítimo direito de se apresentar com fisionomia própria perante o eleitorado.

“A apresentação de um nome do partido em Salvador é absolutamente legítima.Como pode haver dois turnos, é natural que os partidos se apresentem no primeiro turno e no segundo, se houver, possam fazer as alianças com aquele que tenha mais afinidade do ponto de vista político e programático”, ressaltou Galindo.

De Salvador,
Eliane Costa