Pernambucanas se mobilizam para a Marcha das Margaridas

Com o lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, a Marcha ampliou parcerias e pretende levar 100 mil à Brasilia.

Entidades de trabalhadores rurais e o movimento feminista de Pernambuco deram início à mobilização para a quarta edição da Marcha das Margaridas, que este ano pretende levar à Brasília cem mil mulheres nos dias 16 e 17 de agosto. A coordenação do movimento apresentou as bandeiras de luta, formas de organização e metas de mobilização para o Estado em reunião realizada na última terça-feira (26) no auditório do Sindicato dos Processadores de Dados, no Recife.

A Marcha das Margaridas, promovida pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) junto com as federações e sindicatos dos trabalhadores rurais de todo o país, foi realizada nos anos de 2000, 2003 e 2007. Com o evento, considerado a maior ação de massa de mulheres do Brasil e da América Latina, mulheres do campo e da floresta apresentam ao governo uma pauta de reivindicações buscando a superação da pobreza e da violência e o desenvolvimento sustentável com igualdade de oportunidades.

Este ano, a Marcha ampliou a parceria com entidades de trabalhadores da cidade e movimentos feministas. A CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a UBM (União Brasileira de Mulheres) estão entre as entidades que aderiram ao movimento.

Para Márcia Ramos, coordenadora estadual da UBM “entidades que sempre apoiaram, esse ano terão maior responsabilidade na construção da Marcha das Margaridas, o que ajuda a fortalecer a mobilização e a garantir o sucesso da atividade”. A segunda característica apontada por Márcia é que este ano a Marcha acontece após a eleição da primeira mulher presidente da República. “Isso traz muito simbolismo e amplia a nossa expectativa de que neste novo governo o país possa avançar mais rapidamente na superação das desigualdades que afligem as mulheres”, afirmou durante o ato de lançamento.

O mandato do deputado estadual Luciano Siqueira foi representado no evento pela assessora Inamara Mélo, que manifestou apoio à Marcha das Margaridas e a possibilidade de buscar a parceria da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Fonte Site de Luciano Siqueira