BNB: Reunião no Sindicato mostra situação preocupante da Camed

A situação financeira da Caixa de Assistência dos Funcionários do BNB (Camed) foi tema de exposição no auditório do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Na ocasião, o coordenador da Comissão Paritária BNB/CNBFNB, Francisco Marcelo Teixeira Luz, apresentou dados de 2004 a 2009. O estudo foi feito por uma comissão paritária composta por dois representantes do Sindicato e dois do BNB.

Um dos assuntos discutidos foi a constatação do descumprimento do critério de rateio das despesas administrativas. A Camed/Saúde tem uma cota de 53%, superior a da Camed/Vida, que é de 47%.

Marcelo também chamou a atenção para a inadequação dos critérios de classificação e análise das questões financeiras relacionadas com a Camed Saúde. Outro aspecto abordado pelo coordenador foi a necessidade de presença das entidades representativas dos funcionários no acompanhamento das atividades da Camed.

Após a apresentação dos dados, o coordenador expôs algumas propostas da Comissão como o levantamento dos associados não assistidos por inadimplência e retomada do atendimento pelo plano. Sugeriu também a recriação de um fundo para cobertura de tratamentos não enquadráveis, quando os beneficiários não tiverem condições de custear as despesas.

Outra proposta foi a redefinição das metas de lucratividade da Camed Saúde e da Camed Vida. Também foi proposto o estabelecimento de novos e eficientes canais de comunicação com os associados, inclusive reativando o Regulamento Geral de Auxílio e intensificação dos programas de prevenção, com definição da relação custo/benefício.

Fonte: SEEB/CE