Deputado Celinho levanta dúvidas sobre obras da BR 381

Desapropriações e indenizações a proprietários de terrenos e postos de combustível, implantação de balanças para controle do peso de cargas ao longo da 381, licenciamento ambiental da obra e a execução das obras nos lotes de 1 a 6, foram alguns questionamentos do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

Celinho em audiencia - Divulgação

Celinho foi o único parlamentar presente às audiências públicas promovidas pelo DNIT na quarta-feira em São Gonçalo e na quinta-feira, em Belo Horizonte, para informações sobre o Projeto de duplicação de dois lotes da BR 381, no trecho de 69 quilômetros de extensão entre Belo Horizonte e o rio Una.

Segundo o deputado estas questões são importantes para conhecimento da totalidade do projeto de duplicação da BR, exposto pelo DNIT nas duas audiências públicas realizadas pelo órgão nesta semana, seguindo o rito legal para a execução das obras. “É um projeto de grande impacto e que vai interferir no cotidiano de milhões de pessoas que transitam e vivem na BR 381, por isso acredito que todas as abordagens devem ser feitas e esclarecidas”, afirmou o deputado.

Como resposta, o deputado foi informado pelo superintendente do DNIT em Minas Gerais, Sebastião Donizete que o órgão já está fazendo o levantamento dos proprietários a serem desapropriados ao longo da BR e que ainda não tem uma previsão sobre o número de balanças a serem instaladas, devendo responder esta questão ao Gabinete do deputado, através de correspondência oficial. Quanto ao impacto ambiental da obra, Sebastião Donizete afirmou que o prazo para execução da obra é de 36 meses e que as autorizações ambientais já estão sendo providenciadas. Quanto aos lotes de 1 a 6, que liga João Monlevade ao Vale do Aço, o DNIT afirmou que o trecho já encontra-se em fase de estudo técnico e que, em breve, serão divulgados à sociedade os prazos para execução.

O deputado Celinho mostrou-se otimista em relação às obras. Segundo ele, a duplicação será uma realidade, pois há empenho do Governo Dilma Rousseff com garantia do próprio ministro do transporte, Alfredo Nascimento.

Ponte de Sabará

O deputado enfatizou a importância de conhecer os projetos para a 381, e esclarece que as ações emergenciais para a Ponte dos Borges, no Rio das Velhas, que está interditada desde a Semana Santa, fazem parte do pacote. Segundo ele, o DNIT informou também que foi criado um grupo de trabalho para discutir as intervenções do órgão no local, para minimizar os transtornos provocados a usuários e população que vive próxima à ponte. Segundo Celinho do Sinttrocel o grupo de trabalho tem a participação do DNIT, DER/MG, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, BHTrans, Sest/Senat, além das prefeituras de Santa Luzia, Sabará e Caeté.

Ações como o incremento da sinalização nos principais acessos à BR-381, estabelecimento de limites de peso nos desvios, aumento do efetivo na fiscalização de veículos nos desvios, intervenções do DNIT nas rodovias estaduais usadas como desvio, segundo o deputado, são importantes para minimizar os engarrafamentos e racionalizar o trânsito, principalmente nas vias urbanas das cidades de Santa Luzia, Sabará e Caeté. “Se os usuários estão sofrendo, imagine os moradores destas cidades que, de uma hora para outra, têm de conviver com o aumento exponencial do trânsito em suas vias urbanas”, afirmou o deputado.

Celinho sugeriu ainda que o DNIT proceda a uma inspeção rigorosa em todas as pontes da BR 381. “A maioria delas tem a mesma idade da ponte de Sabará. Não se pode ser pego de surpresa sempre. É preciso antecipar os problemas para não provocar mais transtornos aos, trabalhadores do transporte rodoviário, empresários, enfim à população”, concluiu o deputado.

De Belo Horizonte,
Maria Cristina de Souza