Ministro do STJ é contra suspensão da Operação Satiagraha

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Gilson Dipp votou nesta quinta-feira (5), em sessão na 5ª Turma do tribunal, pela legalidade da Operação Satiagraha, em oposição ao pedido do banqueiro Daniel Dantas, que pretende anular todo o caso por meio de um habeas corpus impetrado no tribunal em 2009.

Protógenes

A defesa tentou safar o banqueiro alegando que foram ilegais as apurações que a desvendaram um dos maiores esquemas de desvios de verbas públicas e crimes financeiros do país. Por esse motivo, segundo os advogados, as provas que contra o banqueiro deveriam ser consideradas nulas e a ação que condenou Dantas a 10 anos de prisão por corrupção, extinta.

Em março, os ministros do STJ Adilson Macabu e Napoleão Nunes Maia Filho tinham votado a favor da concessão de um habeas corpus em favor do dono do grupo Opportunity. Hoje, após o voto de Dipp, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista da ministra Laurita Vaz. Além dela, faltam votar outros dois ministros da 5ª Turma do STJ.

Antes do ministro Gilson Dipp ter votado contra o pedido de hábeas corpus para o banqueiro, deputado Federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP) havia denunciado no Plenário da Câmara dos Deputados, que documentos comprovam ser o filho do ministro temporário do STJ, Adilson Macabu Filho, empregado do advogado Sérgio Bermudes, patrocinador das causas de Daniel Dantas. O ministro Adilson Macabu tinha votado a favor do hábeas corpus.

Para impedir que o trabalho do Ministério Público, da Polícia Federal e de todos os brasileiros seja sepultado, o deputado Delegado Protógenes organiza uma campanha de apoio à Satiagraha e contra a corrupção. Segundo a assessoria do deputado, os ministros não podem aceitar que um banqueiro, preso e acusado por desvio de dinheiro público, seja inocentado por causa de uma burocracia injustificável.

Para participar da campanha “DIGA SIM À SATIAGRAHA E NÃO À CORRUPÇÃO” você pode mandar um e-mail para os ministros do STJ, afirmando que o “o povo brasileiro não aceita a impunidade e o fim da Satiagraha:

Presidente do STJ Ari Pargendler – presidencia@stj.jus.br
Ministro Gilson Dipp – stj.gmgd@stj.jus.br
Ministra Laurita Vaz – gabinete.laurita.vaz@stj.jus.br
Ministro Jorge Mussi – gmjm@stj.jus.br
Ministro Napoleão Nunes Maia Filho – gab.napoleaomaia@stj.jus.br