PCdoB em São Miguel do Campos com nova direção

Em Ato realizado no sábado, 30/04, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel dos Campos, o PCdoB no município compôs sua nova direção, sob a presidência de Josefa Soares de França, a Zefa, também presidente daquele sindicato.

Direção municipal

Com a presença de vários membros da direção estadual do PCdoB em Alagoas, dentre os quais seu presidente, Eduardo Bomfim, e da direção estadual da CTB inclusive seu presidente, Gerivaldo, o Ato Político de renovação da direção municipal do Partido em São Miguel do Campos e de filiação de novos militantes realizou-se na tarde do último sábado, com a presença ainda dos presidentes municipais do PT, Edmundo, e do PV, o “Cabeça”, além de vários miguelenses, ligados principalmente à categoria dos trabalhadores rurais do município.

São Miguel dos Campos é um dos maiores municípios do Estado, em população e atividade econômica, pólo regional, com a agroindústria do açúcar e do álcool, a indústria do cimento, com expressiva atividade agrícola, de comércio e serviços.

Foi um ato histórico para o PCdoB no município em que assumiu a presidência do Partido uma liderança entre os trabalhadores rurais, a Zefa, que desponta como possível candidata à presidência da Fetag no Estado e virtual candidata a vereadora nas próximas eleições.

Zefa destacou ao início do Ato sua importância por ser a primeira reunião para a discussão do Partido, o PCdoB, de muitas que virão a acontecer.

Genival Cardoso, que passou a assumir as tarefas de Organização no PCdoB municipal, compôs a mesa, formada pelos presidente estadual do Partido, Eduardo Bomfim, secretário Sindical e de Movimentos Sociais do PCdoB alagoano, Sinval Costa, professora Alba Correia, membros ambos da Comissão Estadual de Organização, presidente da CTB no Estado, Gerivaldo, secretária da Mulher na CTB estadual, Cecília, além da nova presidente municipal do PCdoB, Josefa, e seu vice-presidente, Antonio Honorato, dando ênfase ao caráter histórico da trajetória de luta de cada um deles. À medida que chegaram, também compuseram a mesa os presidentes municipais do PT, Edmundo, e do PV, o “Cabeça”.

Após as saudações e pronunciamento dos componentes da mesa que destacaram a liderança da trabalhadora e mulher combativa, Zefa, do momento de revitalização do Partido no Estado e das perspectivas de ampliação e fortalecimento do PCdoB no município sob nova direção, foi passada a palavra ao presidente estadual, Eduardo Bomfim.

Bomfim destacou, referindo-se à grande concentração de riqueza em Alagoas, que o Brasil tem que continuar avançando para que seja a pátria dos trabalhadores. “É preciso aumentar nossa força para que a luta do povo cresça, a luta sindical”, afirmou, acrescentando que nas eleições, é importante a aliança dos partidos populares, progressistas. Frisou: “Os partidos não têm força se não têm a força do povo. Queremos um governo do povo, pelo povo e para o povo”.

Afirmando que “as maiorias estão aqui, não no palácio, não na Cooperativa” do governador tucano e usineiro e demais usineiros, hoje no poder do Estado, fez um chamamento à nova direção municipal, à militância, às lideranças, para que todas as lutas confluíssem para a luta política.

Falou em seguida a nova presidente municipal do PCdoB, a Zefa. Destacou que após os oito anos do governo de FHC, o povo se uniu e colocou no poder um trabalhador, o Lula. Afirmou que a mentalidade do povo brasileiro vem mudando para melhor e que, mesmo com rios de dinheiro há os que estão perdendo as eleições, graças à consciência do povo.

Afirmou que a mudança é suada, a luta acirrada, mas cada vez tem mais ânimo para a luta. Que os resultados serão importantes para nossos filhos, netos. Falou sobre sua história, desde criança trabalhando no corte de cana, com todas as dificuldades e que toda a luta que vem travando no Sindicato de Trabalhadores Rurais já tem valido a pena, pela melhoria de condições de trabalho e de direitos que vem sendo conquistados pelos trabalhadores rurais das Usinas.

Destacou ainda a questão da necessária reforma agrária. Falou da insatisfação com o governo do Estado, da falta de sementes, que não chega e passa o tempo de plantar. Afirmou que sente na pele a situação de cada trabalhador.

Foi destacada ainda a presença dos representantes do PT e do PV, quando se afirma um campo político, com outros partidos democráticos e progressistas, para o avanço das forças populares no Estado e no Município.

Por fim, foi aclamada a nova direção municipal do PCdoB, apresentada por Sinval, com o compromisso de ser acompanhada pela Comissão Política estadual. Para a Secretaria da Mulher, Maria de Lurdes, na Secretaria da Juventude, Wellisson, na Secretaria Sindical, José Nunes, na de Finanças, Anadeje, na de Organização, Genival, na Vice-presidência, Antonio Honorato e na Presidência, Josefa, a conhecida Zefa.


O Ato foi encerrado com a assinatura de fichas de filiação ao PCdoB de vários dos presentes, coroando o início de uma nova fase para o PCdoB em São Miguel dos Campos.

De Maceió, Selma Villela.