Inauguradas reforma e ampliação do Hospital de Maranguape

Quem chegar ao Hospital Municipal Argeu Gurgel Braga Herbster, em Maranguape vai se deparar com muitas mudanças. O projeto contemplou questões já solicitadas pela população e que vão fazer a diferença oferecendo mais conforto e humanização no atendimento. Uma das principais melhorias foi a separação da Emergência Pediátrica da Emergência Adulto, foi implementado o Programa Acolhimento e novos leitos de observação adulto e pediátrico – enfermaria.

Inauguração Maranguape

A inauguração das obras de reforma e ampliação aconteceu ontem e contou com a participação do Secretário de Saúde do Estado Dr. Arruda Bastos, dos deputados estadual Lula Morais, do prefeito de Pacatuba Zezinho Cavalcante, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza Antônio Luiz Martins, do presidente da Câmara Municipal de Maracanaú Chico Barbeiro, de vereadores de Maranguape, além de funcionários do hospital e da prefeitura.

O vereador André Cordeiro que representou o vice-prefeito, Afonso Neto, falou que o melhor bem que um gestor pode deixar para o seu povo é a saúde. Para o deputado federal João Ananias, que assinou a ordem de serviço da obra como Secretário de Saúde do Estado, “O hospital estava obsoleto, distante das necessidades da atenção secundária. Por isso, nos empenhamos em conseguir estes recursos”, explicou.

O Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB) aproveitou o momento para pedir apoio para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 29, que obriga os governos a investirem pelo menos 10% do Produto Interno Bruto na saúde pública. “Queremos contar com a colaboração dos vereadores e deputados para que esta PEC seja aprovada ainda este ano, assim mais profissionais de saúde poderão ser contratados”, justificou.

Já o atual Secretário de Saúde do Estado Dr. Arruda Bastos aproveitou para fazer um balanço das ações da pasta para a Região Metropolitana e disse que em breve a Unidade de Pronto Atendimento será inaugurada, pois está faltando apenas a compra e montagem de equipamentos e a contratação de profissionais.

O Prefeito George Valentim (PCdoB) que completou 28 meses de administração fez um pequeno balanço das ações e ressaltou que esta é a maior obra que o hospital passou desde quando foi inaugurado há 25 anos. “Fui insistente até conseguir que este hospital recebesse melhorias. A população merecia um hospital mais adequado e hoje realizamos este sonho”.

Melhorias

Além da divisão das emergências, o hospital conta com novo centro administrativo e novo centro cirúrgico. A Policlínica ganhou um novo prédio e passou a funcionar no complexo do hospital. A raça em frente ao hospital foi reformada e foi construído um estacionamento para carros, motos e bicicletário.

Segundo a secretária de saúde, Sandra Mendes “Uma das preocupações ao elaborar o projeto da obra foi humanizar o atendimento e dar mais conforto aos pacientes”, explica.

Fonte: Prefeitura de Maranguape