Sem categoria

Netinho e Leci são paraninfos de turma da Zumbi dos Palmares

Nesta segunda-feira (9), a Faculdade Zumbi dos Palmares realiza a Colação de Grau da 4ª turma do curso de Administração e 1ª do curso de Tecnologia em Transportes Terrestre. Desde a primeira formatura que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva as colações de grau da Zumbi tornaram-se eventos de repercussão na mídia nacional. Neste ano, já estão confirmados o Vereador de São Paulo Netinho de Paula (PCdoB) e a Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB) como paraninfos. 

Os patronos, aqueles que representam o cargo máximo na hierarquia das homenagens, são o presidente do banco Santander e da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Fábio Barbosa e ministro do Esporte, Orlando Silva.

Em seu twitter, Netinho demonstra orgulho por ter sido convidado: "Serei paraninfo das turmas da Zumbi dos Palmares que colarão grau daqui a pouco! Para mim, isto é motivo de muito orgulho! Estou a caminho!", postou o vereador.

Como é de praxe o Coral Kadmiel Zumbi dos Palmares irá encantar aos presentes com “É preciso saber viver” e “Dias Melhores”, entre outras.  Sob o mote “sem educação não há liberdade”. A Faculdade Zumbi dos Palmares existe há 7 anos. 

Combatendo a desigualdade

Em um país onde conforme foi publicado recentemente pela pesquisa do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da UFRJ, existe um atraso no processo de alfabetização de crianças e jovens afrodescendentes, registrando uma taxa de analfabetismo entre pretos e pardos maior do que o dobro da apresentada pelos brancos, a Zumbi segue avante no seu propósito de inserção de negros no ensino superior e consequentemente no mercado de trabalho.

Agora são 800 alunos formados, dos quais 80% já estão integrados ao mercado de trabalho em função da parceria da faculdade com as maiores empresas do país.

O reconhecimento dos formando à Zumbi foi demonstrado ao longo dos últimos dias em depoimentos que os mesmos forneceram ao site da Zumbi. “Sempre sonhei em fazer uma faculdade, mas não possuía condições financeiras. Agora já estou formado”, disse Marcus Sampaio, de 31 anos, que fez estágio na área financeira do banco Bradesco e foi efetivado.

Retorno aos estudos

“Apesar de eu ter encontrado dificuldades decorrentes do fato de estar 20 anos afastado dos estudos, a Zumbi abriu minha mente e passei a conhecer melhor a área que atuo”, reconheceu Caio Sergio, de 54 anos, que trabalha com Gerenciamento de Frota.

Estes foram apenas alguns exemplos do que será presenciado no Memorial da América Latina. Isso sem falar no juramento, momento de abraçar os pais, homenagens…

Fonte: Faculdade Zumbi dos Palmares