Programa federal vai combater extrema pobreza no Piauí

O Programa Brasil sem Miséria, que será lançado pelo Governo Federal, até julho de 2011, vai atender 665.732 pessoas no Piauí. Os números correspondem aos piauienses que possuem a renda mensal de até R$ 70. 

A linha de extrema pobreza foi anunciada, na última terça-feira (3), pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a base foram os estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e os dados fornecidos pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o relatório, no Piauí, 424.452 pessoas vivem em extrema pobreza na zona rural e 241.280 na zona urbana, ao todo são 163.055 domicílios piauienses. No Nordeste, são 9.609.803 pessoas nestas condições, os estados com maiores casos são a Bahia, Maranhão, Ceará e Pernambuco.

O plano de combate à pobreza envolve ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. O limite anunciado levou em conta o índice usado pelas Nações Unidas para o cumprimento das Metas do Milênio, que é de US$ 1,25 ao dia, a renda necessária para o consumo de alimentos e a faixa de extrema pobreza utilizada para o Bolsa Família.

“Esse público será o prioritário, dado seu nível de vulnerabilidade, de grande fragilidade, que justifica esse olhar especial”, explicou a ministra, que reafirmou o compromisso com a erradicação de extrema pobreza até 2014.

O programa será implantado no Piauí de acordo com o banco de dados e cadastro do Bolsa Família, que já inclui pessoas de extrema pobreza no programa. Um cadastro feito pela Diretoria de Segurança Alimentar está trabalhando em parceria com os municípios a atualização cadastral das famílias inscritas no programa.