Professores denunciam contratações irregulares na SEDUC-PI

Um grupo de professores aprovados no último concurso para a Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc) denuncia irregularidades no órgão.

Elton Arruda - internet
Os educadores afirmam que o Governo do Estado não convoca os aprovados na seleção realizada no final de 2009 e contrata professores substituto sem nenhum tipo de processo seletivo, apenas por indicação dos atuais gestores.

De acordo com o presidente dos Sindicato do Sociólogos, Fábio Matos, existem vagas disponíveis em diversas áreas, no entanto, os classificados no concurso não são chamados para suprir tais lacunas.

“Faltam professores de matemática, física, português e em várias outras disciplinas. Foi feito o concurso ainda para preenchimento dessas vagas, mas a Secretaria (de Educação) ao invés de chamar o pessoal que está na fila de espera prefere contratar professores substituto, que criam apenas vínculos temporários com a instituição”, afirma ao Portal AZ Fábio Matos.

Ainda segundo o sociólogo, a Seduc afirma que a não convocação dos professores aprovados no processo seletivo se deve ao fato do Governo do Piauí não está podendo gerar nenhum tipo de ônus às contas públicas, prejudicadas pela crise financeira que passa o Estado.

“Eles (Secretaria de Educação) dizem que não podem convocar os concursados porque via gerar gastos para o Governo. No entanto, de forma irresponsável eles contratam professores substitutos para ocupar a vaga que pode direito é daquele professor que passou no concurso. O salário inicial de um trabalhador temporário é o mesmo de um efetivo. Então não há razão para deixar de chamar os classificados”, denuncia Fábio Matos.

Os professores afirmam que a categoria tentou por duas vezes dialogar com o secretário de Educação, Átila Lira (PSB), no entanto, os educadores não foram recebidos e não foi dada nenhuma satisfação com relação ao não recebimento dos profissionais.

Justiça

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Elton Arruda, afirma que na próxima terça-feira (17) haverá uma reunião na sede da entidade para mobilizar os aprovados no concurso para que sejam tomadas as devidas providências.

“Na terça-feira, ao meio dia faremos a reunião para buscar o apoio de todos os classificados no concurso e com isso podermos preparar a documentação e dar entrada na Justiça de um mandado se segurança coletivo pedindo a contratação imediata dos aprovados”, disse Elton Arruda ao Portal AZ.

A intenção dos professores é ingressar com a ação na justiça até o dia 19. Em agosto expira o prazo previsto no edital para a convocação dos aprovados.

Fonte: Portal AZ