Dia do Brincar tem programação aberta ao público na UFC

O Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) da UFC promove no próximo sábado (28), das 8h às 11h, a segunda edição do projeto “Brincar na UFC: um direito de todos”, com um festival de atividades lúdicas destinado a crianças e adolescentes de cinco a 14 anos.

A programação, realizada em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, é gratuita, aberta ao público e terá como palco o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), no Campus do Pici.

Cerca de duas mil crianças – filhos de servidores e professores, moradores de comunidades próximas ao Pici e alunos de escolas públicas e privadas – são esperadas para participar de jogos tradicionais mais simples ou sofisticados, jogos de construção, de faz-de-conta, brinquedos educativos, jogos cooperativos ou competitivos e até da elaboração dos materiais lúdicos.

De acordo com o coordenador do Labrinjo, Prof. Marcos Teodorico de Almeida, “brincar é um direito básico da criança, seguindo os objetivos da Declaração Universal dos Direitos da Criança, de 1959, aprovada pelas Nações Unidas. Destacaremos que o valor central do brincar na infância é uma forma de relacionamento da criança consigo mesma, com os outros e com seu ambiente. Brincar, principalmente nos espaços públicos, favorece ao multiculturalismo, diversidade, inclusão, sociabilidade e enriquece o universo informacional infantil, fomentando as relações pacíficas”.

Fonte: Portal da UFC