Festejos Juninos levarão atrações para o Mercado dos Pinhões

O Arraiá de Fortaleza acontece do dia 3 ao dia 5, sempre a partir das 17 horas.

Festa Junina

A programação das festas juninas em Fortaleza vai se estender ao longo do mês de junho e o movimento quadrilheiro novamente é apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Através do Edital Prêmio Festejos Juninos, foram contemplados 96 projetos, sendo 72 quadrilhas e 24 festivais juninos que, juntos, recebem incentivo de R$ 350 mil.

Já o Arraiá de Fortaleza, que até 2010 ocupou a Praça do Ferreira, a partir deste ano se muda para o Mercado dos Pinhões. Do dia 3 ao dia 5, sempre a partir das 17 horas, haverá apresentações de quadrilhas, folguedos, danças populares e muito forró. Comidas típicas, brincadeiras e adivinhações reforçam a festa.

No dia 3, de 6h ao meio-dia, a feira livre que acontece no entorno do Mercado dos Pinhões contará com apresentações de emboladores, quadrilhas e grupos de dança popular. Já a partir das 21h, o público vai dançar ao som da sanfona de oito baixos de Luizinho Calixto, homenageado das festas juninas. No dia 5, a partir das 21h, a festa ganha brilho especial com o grande show “Bate, Coração”, de Chico Pessoa, com participação de Elba Ramalho e do sanfoneiro Cezzinha. Confira a programação completa no portal www.fortaleza.ce.gov.br.

Outro destaque da programação é a festa de São Pedro, apoiada pela Prefeitura, que, juntamente com o saber e fazer em torno da pesca artesanal nas areias do Mucuripe, incluindo a própria igrejinha de São Pedro e seu entorno, constituem o primeiro bem imaterial tombado da cidade. Manifestação da cultura tradicional popular, a festa acontece desde 1932.

Programação

Serviço

Arraiá de Fortaleza

Data: do dia 3 ao dia 5
Horário: a partir das 17 horas
Local: Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza