Mulheres debatem feminismo e preconceito na atualidade

Foi lançado no dia 26, o livro “Os dragões da resistência, o Feminismo, Ideologia ou Idealismo?”, da camarada Aglaete Nunes Martins. O lançamento, ocorrido na Livraria Leonardo da Vinci, contou com um intenso debate sobre a situação da mulher ontem e hoje.

A presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, foi uma das debatedoras. Ela falou sobre a mulher na política. “Existe uma série de preconceitos contra a mulher, principalmente quando ela alcança espaços de poder”. Por outro lado, a presidente estadual do PCdoB ressaltou a quebra de tabu com a eleição de Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil.

Para Ana, a mulher precisa ocupar espaços públicos. “A mulher só avançou quando tornou visível sua luta”, declarou, completando que apesar dos avanços as diferenças continuam: “a mulher ocupa espaços de poder, mas ainda em número menor, com salários inferiores e desvalorizados”.

Para a escritora feminista Rachel Gutierrez, que também compôs a mesa, o feminismo contribui enormemente para o pensamento político. “A política não se dá só no parlamento, mas também no tratamento da mulher na família”, declarou.