Prefeitura abre Grupo de Trabalho de Educação Patrimonial

Até o final do ano, Olinda terá um plano municipal de educação patrimonial. Esta é a meta do Grupo de Trabalho de Educação Patrimonial, recém criado pela Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura (Sepac). É o 1º município pernambucano a instituir tal grupo para desenvolver um plano de ação patrimonial para formação de técnicos.

Discutir, desenvolver, executar e acompanhar ações voltadas para a Educação Patrimonial e ainda a criação do Programa de Educação são os objetivos do Grupo, registrados por meio de decreto da PMO. O Grupo de Trabalho já está em pleno funcionamento.

A ação tem seus trabalhos realizados em integração com outras três secretarias: a de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, a de Educação e a de Orçamento Participativo, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A instituição do projeto é mais um movimento que a Secretaria de Patrimônio e Cultura vem articulando em prol da preservação do rico patrimônio da cidade que é tombada pela UNESCO (1982). Neste mesmo mês, o Conselho de Preservação e Patrimônio do Sítio Histórico, órgão vinculado à Sepac, recebeu seus novos integrantes, contando com uma participação mais abrangente de setores da sociedade envolvidos na causa da preservação do nosso patrimônio cultural.

Já em abril deste ano, a PMO firmou convênio com a Faculdades Integradas Barros Melo/AESO para estágios no Laboratório de Preservação do município, investindo desta forma na formação de jovens. Assim, ao final da experiência, os alunos estarão aptos a avaliar o estado de conservação de determinada peça, como também poderão propor uma ação de tratamento.

Conselho de Preservação de Olinda empossa seus novos membros

Vinculado à Secretaria de Patrimônio e Cultura e juntamente com o Fundo de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, o Conselho forma um sistema de preservação de patrimônio que é modelo no País

A Prefeitura de Olinda recebeu neste mês de maio, no Palácio dos Governadores, os novos membros do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda (CPSH). Representantes de 14 entidades tomaram posse como conselheiros para avaliar, formular diretrizes, propor ações e analisar intervenções no Sítio Histórico, especialmente quando a lei é omissa sobre determinados projetos.

Vinculado à Secretaria de Patrimônio e Cultura e juntamente com o Fundo de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, o Conselho forma um sistema de preservação de patrimônio que é modelo no País. O CPSH é paritário, autônomo e está vinculado à estrutura da Secretaria.

Os 28 membros empossados, entre titulares e suplentes, fazem parte de variados seguimentos para aproximar a sociedade civil do patrimônio. Assim, a associação com a Academia, por exemplo, representada pela Universidade Federal de Pernambuco, chama a atenção de futuros engenheiros, arquitetos e historiadores para a causa. Os moradores, guardiões dos mais importantes do Sítio Histórico, também têm sua opinião levada em conta.

O mesmo acontece com representantes da Igreja Católica, por meio da Arquidiocese e de irmandades olindenses. Tal participação é fundamental em uma entidade representante do Sítio Histórico, uma vez que boa parte do patrimônio encontra-se sob a guarda a sua guarda. A cada dois anos, e com possibilidade de extensão para outros dois, os membros são redefinidos.

Conheça a nova composição do CPSH:

Instituto Histórico de Olinda
Conselheiro: Lucilo Varejão
Suplente: Carlos Maranhão

Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e agronomia – CREA – PE
Conselheiro: Simone A. de Arruda
Suplente: Lúcia de Fátima Escorel

Arquidiocese de Olinda e Recife – Cúria Metropolitana
Conselheiro: Jose Benedito L. Filho
Suplente: Jaime Bonfim da Silva

Irmandades Religiosas de Olinda
Conselheiro: Pedro Celso de Miranda
Suplente: Gilmar Gregório Lôbo

Sociedade de Defesa da Cidade Alta – SODECA
Conselheiro: Vera Lucia Milet
Suplente: Luiz Gonçalves

Associação dos Empreendedores do Sítio Histórico de Olinda – AESHO
Conselheiro: Marcus Aurélio de Oliveira Reis
Suplente: Claudia Nigro

Secretaria do Patrimônio e Cultura

Conselheiro: Márcia Maria da Fonte Souto
Suplente: Claudia Regina Rodrigues

Secretaria de Transporte, Controle Urbano e Ambientação
Conselheiro: Alberto Deodoro Simões Belo
Suplente: José Alves Neto

Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia

Conselheiro: Mauricio Galvão
Suplente: Matheus Belfort

Secretaria de Educação

Conselheiro: Edneide Césas dos Santos
Suplente: Crisaldo dos Santos Palmeira

Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN

Conselheiro: Maria de Nazaré Oliveira Reis
Suplente: Vânia Avelar

Agencia Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – CONDEPE/FIDEM

Conselheiro: Francisco Rocha Aguiar
Suplente: Sandra Augusta Leão

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN

Conselheiro: Clarice F. Mühlbauer
Suplente: Vânia Avelar

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Conselheiro: Virginia Pitta Pontual
Suplente: Tomás de Albuquerque Lapa

Fonte Secretaria de Comunicação de Olinda