Robert Gates: Laços militares EUA-China são muito bons
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse nesta quinta-feira (02) que as relações com a China estavam em "um lugar muito bom", às véspera de uma reunião sobre defesa em Cingapura, que se inicia na sexta.
Publicado 02/06/2011 17:13
Falando a caminho de uma conferência de defesa em Cingapura, Gates disse que os Estados Unidos não estavam tentando impedir a China de realizar o seu potencial, mas queriam encontrar formas de gerenciar com sucesso as diferenças entre as duas partes.
Então, a questão é como podemos trabalhar nosso caminho através de uma maneira que garanta que continuemos a manter relações positivas”, acrescentou Gates.
O secretário da Defesa dos EUA disse a jornalistas no avião que não acreditava que os chineses estavam tentando desafiar o poder militar dos EUA em todas as frentes.
"Eles não têm a intenção de tentar competir conosco em todo o leque das nossas capacidades, mas eu acho que eles estão pretendendo desenvolver capacidades que lhes dão uma considerável liberdade de ação na Ásia e uma oportunidade para alargar a sua influência."
Gates, que deve se aposentar no final de junho, disse que estava "muito satisfeito" com o andamento dos laços militares entre os Estados Unidos e a China desde a sua posse no cargo.
"Eu apresentei um programa bastante ambicioso para o desenvolvimento de nosso relacionamento militar”, disse, notando que ele visitou pela primeira vez a China como secretário da Defesa em 2007. "Obviamente que enfrentamos algumas dificuldades ou obstáculos pelo caminho, mas eu acho que agora estamos em um lugar muito bom."
Na cúpula de segurança em Cingapura, Gates pretende tranquilizar os aliados de que os Estados Unidos vão continuar a defender os seus compromissos de segurança na Ásia apesar de cortes anunciados no próximo orçamento e de sua iminente saída do cargo.
Fonte: China Daily