Sem categoria

Homenagem à Marinha destaca desafios atuais

A Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil – foi comemorada com sessão solene na Câmara dos deputados, nesta quinta-feira (9). A homenagem, solicitada pela Jô Moraes (PCdoB-MG), destacou o dia 11 de junho como data marcante na construção da Nação brasileira. A parlamentar destacou o fato histórico, mas concentrou sua fala na atuação da Marinha de hoje

“É para a Marinha de hoje, aqui e agora que devem se voltar nossos olhos e nossas homenagens; é para a Marinha que estrutura o seu Programa Nuclear que incorpora um vasto espectro tecnológico; é para a Marinha do Programa de Desenvolvimento de Submarinos que dotará a Esquadra Brasileira do primeiro submarino de propulsão nuclear integralmente concebido, projetado e construído no Brasil; é para a Marinha do Programa dos Recursos do Mar e da Missão Antártica”, destacou a deputada.

E enfatizou: “É esta Marinha que se prepara para os desafios futuros de nosso País que deve ser lembrada, homenageada, apoiada”.

E criticou o fato de apesar das inúmeras responsabilidades, incluindo a proteção das áreas produtoras de petróleo e gás, nesses novos tempos de pré-sal, a Marinha ter sido fortemente contingenciada na Lei Orçamentária de 2011, tendo sido limitado algo em tomo de 40% de seu orçamento.

E conclamou os demais parlamentares a assumir o desafio de garantir na Lei de Diretrizes Orçamentárias que vão votar a aplicação do §2° do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal para todos os programas estratégicos da Marinha referidos.

A Batalha Naval do Riachuelo travou-se no dia 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Esta é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870). A vitória foi decisiva para a Tríplice Aliança, que passou a controlar, a partir de então, os rios da bacia platina até à fronteira com o Paraguai.

De Brasília
Márcia Xavier