João Ananias destaca 1º Transplante de Pulmão realizado no Ceará

João Ananias destacou nesta terça-feira, 14, em pronunciamento na Câmara Federal, mais uma história de sucesso do Ceará na área da saúde: a realização do primeiro transplante de pulmão do Norte e Nordeste do País.

Ele lembrou que foram dois anos de preparação para que a equipe do Hospital do Coração e do Pulmão de Messejana, uma instituição de destaque internacional, realizasse esse primeiro transplante. Em nome do chefe de equipe, o médico Antero Gomes Neto, um grande cirurgião torácico, ele saudou os demais profissionais de saúde envolvidos na cirurgia.

Atualmente quatro Estados brasileiros fazem transplante de pulmão: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e agora o Ceará. "Eu tenho a honra de anunciar o primeiro transplante do Ceará, pois fomos nós que iniciamos esse trabalho. Parabenizo o Secretário Arruda Bastos, o Governador Cid e todos os que trabalham no Hospital do Coração e do Pulmão de Messejana por esse feito histórico da medicina do Ceará e — por que não dizer? — de todo o País".

Francisco Eudes Aguiar, 43 anos, do município de Sobral, que sofria de enfisema pulmonar em fase avançada, recebeu um novo pulmão esquerdo. O órgão estava comprometido, com apenas 33,9% da função, enquanto o pulmão direito tinha 68% da capacidade. Para sobreviver, Francisco Eudes dependia de oxigênio. O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é especializada no diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares e cardíacas.