Sem categoria

Humala se diz satisfeito com seu giro pela América Latina

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, considerou satisfatória e integracionista a primeira etapa de sua viagem pela América do Sul, na qual visitou Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Na sua chegada do Chile, Humala disse que foi importante reunir-se com os chefes de Estado desses países, que avançaram no tratamento da agenda bilateral e fizeram várias propostas. Ele acrescentou que as visitas tinham como objetivo destacar a vocação peruana de integração com os países da região.

O presidente eleito em 5 de junho passado, regressou ao Peru com sua esposa, Nadine Heredia, e confirmou que nos próximos dias irá iniciar a segunda fase de sua turnê sul-americana, que o levará a Equador, Colômbia, Venezuela e Bolívia.

Ele ressaltou, além disso, a cordialidade da sua visita ao Chile, onde, disse, "nós fomos tratados não apenas com respeito, mas com carinho. Acho que podemos trabalhar uma agenda positiva com o presidente do Chile."

Humala regressou poucas horas depois de o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) concluir a contagem dos votos na eleição presidencial, que confirmou a sua vitória. O organismo relatou ter contabilizado todas as atas eleitorais, sendo o resultado final 51,44% dos votos válidos para o vencedor.

O futuro presidente conquistou, assim, 447.057 votos a mais que sua adversária, a conservadora Keiko Fujimori, que obteve 48,55% dos votos. Nas eleições, 19,9 milhões de eleitores participaram.

O ONPE informou também que houve absetnção de 17,45%. Humala foi eleito para um mandato de cinco anos, com início em 28 de julho.