Estudantes protestam contra alta da tarifa de ônibus

Estudantes e servidores municipais protestaram essa manhã contra o aumento que o SETUT pede para a passagem de ônibus em Teresina

raizinha - internet
Durante a manifestação dos alunos das universidades e faculdades da capital contra o aumento do preço da passagem de ônibus para R$ 2.20, o secretario executivo de comunicação da prefeitura de Teresina, João Rodrigues, informou ao Portal da Clube que a prefeitura de Teresina só irá se pronunciar após análise da planilha de custos. "Até lá, não faremos nenhuma declaração sobre o congelamento das passagens", disse.

A manifestação, que começou na manhã desta quarta-feira (22), teve concentração na Praça da Liberdade. Os estudantes percorreram as principais avenidas de Teresina e seguiram até a sede da prefeitura.

De acordo com a coordenadora de planejamento do DCE e aluna de pedagogia da UFPI, Raysa Lima, semana passada houve uma reunião com o prefeito Elmano Férrer, na qual os manifestantes pediram o congelamento das passagens. "O prefeito informou que iria conversar com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) para tentar uma negociação", acrescenta a estudante.

Para o diretor de transportes da Famepi, Teleno Bartolomeu, a manifestação visa também articular o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público. "Queremos reunir os representantes de todos os movimentos sociais e associações, para juntos elegermos uma comissão que deverá negociar com o prefeito. Com a união de todos, teremos força para lutar contra esse aumento abusivo da tarifa, além de buscarmos o cumprimento de projetos que melhoram o sistema de transporte público, como a integração das linhas de ônibus da capital", ressalta.

Participam da manifestação: a Federação das Associações de Moradores do Estados do Piauí (Famepi), Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), União da Juventude Socialista (UJS), Cajuína, Anel e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

Durante a manifestação foi anunciado que na próxima segunda-feira (27) será realizada uma manifestação mais massiva, com alunos e a população em geral. A concentração terá início às 8h em frente ao colégio Liceu Piauiense e de lá os manifestantes partirão em nova caminhada para a Prefeitura de Teresina.

Fonte: Portal da Clube