Sem categoria

Fóruns das UEEs preparam caminho para Congresso da UNE

Nos dois últimos fins-de-semana ocorreram congressos de algumas das maiores entidades estaduais de estudantes universitários do país: União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) e União Pernambucana dos Estudantes (UPE). De 13 a 17 de julho ocorre o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) em Goiânia (GO).

- Estudantenet
O último congresso de UEE antes do Conune será o da União dos Estudantes da Bahia (UEB), de 1º a 3 de julho em Ilhéus. Já ocorreram também congressos nas entidades estaduais do Amazonas, Pará e Santa Catarina.

Os fóruns estaduais fortalecem a organização do movimento estudantil nos estados, oxigena a gestão das entidades estaduais e também as lideranças de base, aprofunda a discussão sobre as pautas regionais e inicia o debate político que será travado no Congresso da UNE. As delegações dos estados já organizam as caravanas para Goiânia, em geral coordenadas pelos dirigentes eleitos para conduzir as UEEs.

Assista também ao vídeo


S
ão Paulo

Em pleno feriado de Corpus Christi, a tradicional cidade de Piracicaba abriu os braços para mais um fórum preparatório rumo ao 52º Congresso Nacional da UNE (CONUNE), integrando um processo eleitoral que tem envolvido estudantes de todas as regiões do país. Essa foi a vez dos jovens paulistanos, que se reuniram e elegeram a nova diretoria da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), durante o 10º Congresso da entidade. O encontro aconteceu na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e uniu cerca de 900 estudantes de diversas instituições de ensino superior do Estado.

A plenária final, que aconteceu no domingo (26), elegeu o estudante da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Alexandre “Cherno”, de 25 anos, para ser o novo presidente da entidade. Segundo Cherno, sua maior inspiração na militância vem dos sonhos de “construir um país mais justo e soberano, uma pátria jovem e compromissada com o seu futuro”.

“Eu tenho uma paixão muito grande pela UNE, então enxergo esta gestão como uma possibilidade de fortalecer a entidade no meu Estado e torná-la presente na vida cotidiana do estudante. Elenco como prioridades unir a sociedade civil e construir o Plano Estadual de Educação, aprovar a PEC n° 9 (conhecida como a PEC do Pré-Sal), organizar uma Caravana por todo o Estado para debater políticas educacionais, promover os Encontros temáticos e desenvolver um ótimo trabalho no Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura e TV Rá-tim-bum, espaço que a UEE tem assento e é membro nato”, avalia o novo presidente da UEE-SP.

Igor Mayworm, novo presidente da UEE-RJ.

Rio de Janeiro

O estudante de História Igor Mayworm, da UJS, foi eleito no dia 26 para a presidência da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ). O 16º congresso da entidade começou no dia 23, em Volta Redonda, e reuniu cerca de 500 universitários. Segundo o novo presidente, o congresso coroou uma gestão vitoriosa, que conquistou a meia-passagem para os universitários bolsistas do ProUni e do sistema de cotas das universidades públicas na cidade do Rio e a reserva da vagas na UFRJ.

“Os estudantes viram que quando a gente se organiza e luta é possível conquistar e é isso que faremos nesta nova gestão”, declara Igor, que pretende buscar a aprovação da meia passagem em todo o estado: “O alto valor das passagens é o grande empecilho para a continuidade do estudante na universidade, principalmente para os que moram no Interior e outras regiões”.

O presidente eleito da UEE-MG, Rafael Leal, de apenas 18 anos.

Minas Gerais

Durante os dias 23 a 26 de junho, o campus da Dona Lindu, da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), na cidade de Divinópolis, recebeu o 42º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais, que também contou com a presença de aproximadamente 900 estudantes. O estudante de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Rafael Leal, foi eleito presidente da entidade.

O novo presidente Rafael Leal, que tem apenas 18 anos, conheceu o movimento estudantil no grêmio da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, depois disso, eleito presidente da UMES – Betim, entrou por completo na luta do movimento estudantil. “Movimento estudantil pra mim é luta, mobilização, energia, passeata, debate, história, rebeldia. Não consigo ver minha vida sem eu fazer parte disso”, Rafael comenta.

“Acredito que as três principais bandeiras de luta da minha gestão no Estado são a estadualização das universidades estaduais, a criação do fundo social do minério e a regulamentação do ensino privado. Fora as bandeiras nacionais da UNE, como 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação”, explica o novo presidente.


Mesa da plenária final do 43º Congresso da UPE.

Paraná

Durante os dias 18 a 19 de junho, a cidade de Londrina recebeu um dos maiores fóruns de deliberação do movimento estudantil do Paraná: o 43º Congresso da União Paranaense dos Estudantes (UPE). O evento reuniu cerca de 400 estudantes, representando mais de 80% das universidades e faculdades do estado, e elegeu a nova diretoria que ficará à frente da entidade nos próximos dois anos.

O novo presidente da UPE, Rafael Bogoni foi diretor da Associação Cascalevense dos Estudantes Secundaristas (Aces), da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) comentou a importância de construir o futuro através das lutas da entidade. Sobre a UPE ele comenta: "É com muita alegria que assumo a UPE. A gestão tem muita garra e vontade de construir o movimento estudantil no estado”.

A última gestão da UPE teve como uma das principais bandeiras de luta o Movimento Caça-Fantasmas, contra os funcionários fantasmas e diários secretos da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. O movimento se iniciou como uma pequena mobilização e resultou na ocupação da Assembleia Lesgislativa (Alep) e em mais 14 atos espalhados por todo o estado. “Ao final, junto da OAB e centenas de entidades de todo o Paraná, organizamos o Movimento "O Paraná Que Queremos!", que teve um grande ato na Boca Maldita de Curitiba e reuniu mais de 30 mil pessoas pedindo um novo Paraná e uma Alep transparente”, relembrou Paulo Moreira da Rosa Junior, 27, último presidente da UPE.

Thauan Fernandes, de 19 anos, é o mais novo presidente já eleito na UEP.

Pernambuco

No último final de semana, de 17 a 19 de junho, ocorreu o 38° Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), na Faculdade Asces, em Caruaru, que elegeu Thauan Fernandes, 19 anos, como novo presidente. O congresso começou na sexta-feira e contou com a presença de 500 estudantes. A principal diferença entre os outros congressos foi a presença de representantes de praticamente todas as universidades do estado.

Para o novo presidente a melhor maneira de dirigir a UEP será formando um time com a diretoria, para desenvolver uma entidade cada vez mais conhecida e abrangente, atingindo estudantes do litoral até o sertão. “É difícil dizer qual a luta mais importante, mas acho que o principal desafio hoje é fazer com que as universidades acompanhem o desenvolvimento de Pernambuco, que só vai servir ao seu povo quando tivermos uma educação de qualidade”, diz o novo presidente. Thauan explica que em sua gestão uma das frentes de luta, com certeza, é se somar às lutas nacionais da UNE, dando apoio à campanha por um PNE a serviço do Brasil, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação.

Serviço

52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune)
Data: 13 a 17 de julho
Local: Goiânia-GO
Faça aqui a sua inscrição

Da redação, Luana Bonone, com informações do Estudantenet