PCdoB-PI debate eleição de prefeitos e vereadores em 2012

O Comitê Estadual do PCdoB realizou neste sábado (2) sua última reunião ordinária do semestre na qual foram debatidos os seguintes temas : conjuntura política nacional e estadual, eleições de2012 e as Conferencias Municipais.

Reunião direção estadual - Jarbas Santana
O deputado federal Osmar Junior, presidente estadual e líder da bancada do PCdoB na Câmara, fez a abertura do encontro. “Já completamos 180 dias do governo Dilma e Wilson Martins, estes ainda estão no seu início, em fase de ajustes, porque apesar de serem de continuidade, eles tem novas prioridades. No caso da Presidente Dilma ,a prioridade é o controle da inflação, que tem levado o governo a promover cortes orçamentários e reduzir despesas. Como meta o governo abraça o projeto de erradicação da miséria", disse.

No plano estadual, o governo enfrenta dificuldades financeiras e tem feito um grande esforço para garantir o pagamento atualizado da folha de pessoal. Em decorrência destas limitações de recursos, surgem as cobranças e pressões de categorias organizadas e setores da sociedade por melhorias salariais e investimentos.

A direção estadual do PCdoB reafirma seu apoio ao governo Wilson Martins e soma-se ao esforço para a superação das dificuldades.

A reforma política também foi debatida na reunião. Para o deputado Osmar Junior, é muito difícil que ainda haja tempo para se debater e aprovar uma reforma política na Câmara Federal até o dia 30 de setembro. Mesmo se houver alguma mudança na lei eleitoral, ela não será válida para 2012.

Esteve também participando do encontro um representante do Comitê Central, Rodrigues, do Ceará, que fez uma referencia ao 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido. “ O 7º Encontro foi marcante para o partido e nos convoca para a tarefa de darmos ao Brasil um PCdoB que responda aos desafios políticos do momento. Precisamos aumentar a força eleitoral e de massas do partido e ao mesmo tempo investir na sua estruturação orgânica sobretudo na direções municipais. Vamos aproveitar as Conferencias Municipais para debater com as direções sobre sua atuação na vida da cidade. É preciso enraizar o partido, ser força viva dentro da sociedade".

O Comitê Estadual reafirmou sua estratégia para as eleições de 2012, quando deverá lançar entre 20 e 25 candidatos a prefeito e vereadores em 150 municípios. O partido deverá priorizar o lançamento de vereadores em chapa própria e já está trabalhando desde dezembro para se fortalecer. Todos os Comitês Municipais estão orientados a trabalhar para filiar novas pessoas, filiar lideranças que possam ajudar a formar chapa de vereadores para 2012. Nos municípios onde não houver condições de chapa própria, o PCdoB buscará coligação com outros partidos.

O secretário de Organização George Wellington apresentou no encontro o planejamento das Conferências Municipais que se realizarão no período de 15/07 a 24/09 . Todos os Municípios já estão recebendo o material com a orientação necessária para a realização da Conferência. O Comitê Estadual está convocado para acompanhar  este process.

Da redação do Vermelho no Piauí