Conferências municipais de saúde acontecem até o dia 19 de julho

O Ceará concluirá até o dia 19 de julho a etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011. As 184 conferências municipais de saúde, que começaram a ser realizadas em 11 de maio, elegerão 1.496 delegados à etapa estadual. A VI Conferência Estadual de Saúde ocorrerá em Fortaleza, de 20 a 23 de setembro, e elegerá 120 delegados à etapa nacional.

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, participou de diversas conferências municipais, entre elas em Mulungu, Crato, Iguatu e Aracoiaba. Nas conferências municipais, ele apresenta a situação da saúde no Ceará, incluindo as ações e números do SUS no Estado e a estruturação da nova rede de assistência à saúde, com a construção de 22 policlínicas regionais, 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais e cinco hospitais. Em todas as conferências municipais há a participação de representantes da Seda e de assessores do Cesau.

Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde objetiva discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a 14ª Conferência vai debater e aprovar em suas três etapas propostas sobre política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

Os documentos orientadores para a 14ª Conferência Nacional de Saúde em todas as suas etapas estão disponíveis no endereço www.conselho.saude.gov.br/14cns.

Datas das conferências municipais

 Fonte: Sesa