Lula Morais chama atenção para greve dos servidores da UFC

O deputado Lula Morais (PCdoB) ocupou a tribuna do Plenário 13 de Maio, na sessão plenária desta quarta-feira (06), para alertar sobre a greve dos servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC), deflagrada no dia 16 de junho. “A UFC precisa recuperar seu corpo para dar sustentabilidade à vida da Universidade”, disse.

Segundo ele, enquanto o governo federal fortaleceu as faculdades públicas, abrindo concurso para professores e expandido universidades no Interior, houve apenas um concurso para os técnicos administrativos, com 150 vagas.

O parlamentar também destacou a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do estado do Ceará, que se reuniram na manhã desta quarta-feira (6) na Casa. Lula Morais ponderou, ainda, que várias universidades federais do País já paralisaram suas atividades. “A faculdade pública é um instrumento importante para o desenvolvimento do estado”, disse.

O deputado falou também sobre o “risco de privatização do Hospital Universitário Walter Cantídio”, devido a Medida Provisória 520, que autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

De acordo com o deputado, o texto cria uma nova estatal, que tem por objetivo administrar os hospitais universitários, unidades hospitalares e a prestação de serviços de assistência médico-hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas de direito privado.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) pontuou a importância de valorizar o servidor público das universidades. Ele destacou ainda a excelência do curso de Direito da UFC. “O curso ficou entre as 10 melhores do país, com a 7ª colocação”, destacou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa