Greve na UFC completa hoje 23 dias

"Nós estamos em greve, porque a saúde e a educação nunca foram priorizados nesse país."

A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará completa 23 dias nesta sexta-feira (08/07), com 100% de adesão nos campi de Cariri, Quixadá e Sobral, e mais da metade dos funcionários em Fortaleza (saúde, vigilantes, e técnico-administrativos). Na saúde, apenas atendimentos de emergência estão sendo realizados, e os servidores estão trabalhando em escala de greve. Ao todo, 48 universidades federais, em todo o país, estão com atividades paralizadas.

Na pauta de reivindicações, estão melhorias no plano de carreiras: racionalização de cargos, step de 5%, piso de três salários, e incentivo à qualificação; além de concursos públicos, para preenchimento de, no mínimo, 1.300 cargos. O último concurso de grande porte realizado na UFC foi feito em 2003, com cerca de 150 contratações. "Nós estamos em greve, porque a saúde e a educação nunca foram priorizados nesse país. Precisamos lutar para que a educação e a saúde sejam tratados como investimento, e não mais como despesa; além disso, nós temos o pior salário do serviço público federal", disse o coordenador geral do Sintufce, Gerson de Morais.

O Comando Local de Greve da categoria recebeu na última terça-feira (05/07), à noite, um documento dos Ministérios da Educação e do Planejamento propondo o fim da greve para posterior negociação das reivindicações dos trabalhadores das universidades federais. O momento atual é de avaliação nos Comando Locais de Greve, em todo o país, para decidir qual posicionamento será adotado em resposta ao governo.

Privatização

Um novo fato preocupante para a categoria é a recente reapresentação pelo Governo Federal ao Congresso Nacional de proposta para privatização dos Hospitais Universitários. O Projeto de Lei 1749/2011 foi encaminhado em Regime de Urgência na última terça-feira (5), e propõe a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O PL deve ser votado até 14 de agosto. "Precisamos lutar para evitar que a iniciativa privada venha colocar a mão nesse hospital. Entregar os HUs para uma empresa que não tem compromisso nenhum com o serviço público é um crime", defende o coordenador jurídico do SINTUFCe, Carlos Alves.

Agenda de greve dos servidores da UFC

Fonte: SINTUFCe