Sem categoria

Piñera pede que México "olhe mais para o sul"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, pediu nesta quinta-feira (07) a seu colega do México, Felipe Calderón, que olhe "mais para o sul" antes de priorizar as relações com os Estados Unidos, ao chegar ao país para uma visita oficial.

"Na unidade dos países da América Latina está nossa força, e o México é parte essencial do que é a comunidade latino-americana, que somos os países ao sul do Rio Grande", fronteira natural do sul dos Estados Unidos, "até a Antártica", afirmou o mandatário Piñera.

Os dois Chefes de Estado teriam uma reunião a portas fechadas na residência presidencial de Los Pinos, onde falariam sobre o Tratado de Livre-Comércio bilateral que entrou em vigor em agosto de 1999 e reforçados em janeiro de 2006 com o Acordo de Associação Estratégica a evolução do Acordo do Pacífico.

A visita de Piñera está marcada pelas gestões comerciais das duas economias, que trocam US$ 4 milhões anuais.

No entanto, de acordo com a Comissão Econômica da América Latina e do Caribe, o México realiza 80,3% de seu comércio com os Estados Unidos e apenas 6,8% com a região latino-americana. O país é integrante do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte ao lado do Canadá.

Os dois países pertencem a grupos regionais como a Aliança do pacífico e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que será criada neste ano.

Com Ansa