Servidores do Detran iniciam greve por tempo indeterminado

A paralisação será deflagrada a partir das 18 horas desta terça-feira (12/07). Sindicato da categoria garante que será mantido 30% de funcionamento

A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começa às 18 horas desta terça-feira. O Sindicato dos Trabalhadores da Área de Trânsito no Ceará (Sindetran-CE) exige melhores salários, condições de trabalho e realização de concurso público para diminuir a sobrecarga de trabalho.

A última tentativa de negociação foi na mesa permanente da Secretaria de Planejamento (Seplag) no dia 7 de julho. O Governo do Estado e o Detran pediram o adiamento para 18 de agosto. “Nenhum trabalhador gosta de fazer greve. Optamos por isso, porque as negociações não andam”, afirma Eliene Uchôa, presidente do Sindetran.

Na greve, serão mantidos os 30% de funcionamento exigidos por lei. “Dos oito postos descentralizados, vamos manter três funcionando em rodízio. Das 11 regionais do Detran no Estado, vão funcionar quatro. Além de 30% de funcionamento da sede central do Detran”, explica Eliene. Alguns dos setores essenciais prejudicados são: vistoria, blitz, perícia, fiscalização, exame e habilitação.

Os grevistas pedem melhores salários e a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Eliene afirma que o salário base é de 600 reais, complementado com atividades extras, como participação em blitzes. A assessoria de comunicação do Detran afirma que foi concedido reajuste de 50% a 70% na remuneração dos servidores.

O sindicato também denuncia que as condições de trabalho nos órgãos são degradantes. Segundo Eliene, os servidores chegam a cumprir 14 horas de trabalho num dia. “São salários baixos e jornadas exaustivas”, diz Eliene.

O Detran discorda, por meio de sua assessoria de comunicação. Aponta que as blitze são optativas. Considera ainda a greve precipitada e aponta que a negociação não pode ser tão rápida pois o governo negocia com outros setores do serviço público.

Concurso Público

Os servidores do Detran reclamam que há 32 anos não há concurso público para o órgão. Em 2006, foram remanejados para o órgão 200 aprovados no concurso para o Departamento Estadual de Rodovias (DER). Desses, 150 foram convocados.

Para o Sindetran, o número é insuficiente e a avaliação é de que o Detran necessita de mil novos servidores, pois os aprovados no concurso de 1979 estão perto de se aposentar. Já o Detran estima que a carência é bem menor: de 350 funcionários.

Hoje, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa, às 14 horas, para discutir as negociações entre servidores do Detran e o Governo do Estado. Outra greve da categoria foi realizada em novembro de 2009.

Na época, vários serviços ficaram prejudicados e filas intermináveis se formaram na sede do órgão. Nenhuma reivindicação foi atendida, segundo o Sindetran. “A sociedade tem uma imagem ruim nossa, mas não sabe quais são as nossas condições de trabalho. Não aguentamos mais, chegamos ao limite”, justifica Eliene Uchôa.

Postos de atendimento do Detran em Fortaleza

Sede
Avenida Godofredo Maciel, 2900, Maraponga

Central
Rua Barão do Rio Branco, 1006 – 1º Andar, Centro

São Gerardo
Avenida Bezerra de Menezes, 1277, São Gerardo

Aldeota
Avenida Santos Dumont, 3860, Aldeota

Shopping do Automóvel
Avenida Washington Soares, 450 – SALA 42, Água Fria

Cocó
Rua Coronel Helder Benevides, 84, Água Fria

Auto Shopping José Bastos
Avenida José Bastos 4699, Couto Fernandes

Conjunto Ceará
Avenida Ministro Albuquerque Lima, 711, Conjunto Ceará

Messejana
Avenida Frei Cirilo, 4561, Messejana

Para saber que unidades funcionarão é recomendável obter informações através dos telefones 0800 280 6898 / 0800 85 6768 e do site www.detran.ce.gov.br. Os horários de funcionamento variam, começando sempre às 8 horas, mas terminando até 20 horas, em alguns postos.

Fonte: Jornal O Povo

Oficio sobre a greve dos servidores