Juazeiro Bahia investe na humanização do atendimento de saúde

No mês de aniversário de 133 anos de Juazeiro, no norte da Bahia, a Maternidade Municipal estará implantando parcialmente o método Canguru para o recém-nascido prematuro. O serviço deve ser disponibilizado a partir do dia 18 de julho e a noticia foi dada aos profissionais e representantes da sociedade na manhã desta quarta-feira (13/7), quando aconteceu mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Rede de Atenção à Saúde do município.

O encontro faz parte da continuação da humanização dos atendimentos em saúde no município e aconteceu na Maternidade de Juazeiro com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenação de Nutrição e Administrativa da unidade, além de representantes do Centro Integrado de Atenção à Mulher (CIAM).

No encontro, foi discutido além da implantação parcial do método Canguru, que é uma assistência humanizada para o recém-nascido de baixo peso e prematuro, a aplicação de outros projetos da Maternidade, como a prática de algumas normas para um melhor acompanhamento das usuárias, dando referência aos direitos e deveres da população.

O objetivo da reunião foi continuar otimizando os serviços em saúde, melhorando as condições de vida da criança e o processo de trabalho dos profissionais, além de qualificar os atendimentos oferecidos à comunidade. O coordenador médico da Maternidade Municipal, Álvaro Pacheco, informa que a maternidade tem aperfeiçoado os serviços e cuidados de enfermagem buscando a satisfação das gestantes assistidas na unidade.

“O projeto Canguru, por exemplo, prioriza o contato pele a pele da mãe com o filho, o que é muito bom para a criança durante os primeiros dias de vida, além de oferecer maior acolhimento ao recém-nascido prematuro. Também garantimos um melhor preparo psicológico para as gestantes de risco durante o período de assistência na unidade. Nosso propósito é ver pessoas com mais saúde e mais qualidade de vida, e a gestão está alcançando a meta através de uma visão de assistência mais ampla”, ressaltou Pacheco.

GTH é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o SUS e foi adotado como estratégia da gestão de saúde para a cidade. A meta é intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para toda a comunidade.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro da Bahia.