Salvador realiza Conferência do Emprego e Trabalho Decente

Os trabalhadores de Salvador têm um encontro muito importante nesta quinta-feira (28/7). É a I Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente, que acontece a partir das 9h, no auditório da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris. Na pauta, a construção e implantação da Agenda Salvador do Trabalho Decente, proposta articulada entre poder público, setores produtivos e trabalhadores com o objetivo de promover o eixo das relações de trabalho.

Como etapa preparatória, o evento elegerá os delegados de Salvador para a Conferência Estadual, marcada para outubro, além de aprofundar a discussão sobre temas como erradicação do trabalho escravo; saúde e segurança do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência; igualdade de gênero e raça; trabalho doméstico; juventude e empregos verdes. A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que integra a Agenda Bahia do Trabalho Decente, faz uma grande mobilização para que os sindicatos filiados participem da Conferência de Salvador.

“A CTB tem participado de vários fóruns na esfera institucional nos níveis federal, estadual e municipal, sendo o Trabalho Decente um dos mais importantes, onde podemos discutir e efetuar um rico debate na busca de alternativas e avanços nas conquistas dos trabalhadores. Na busca cada vez maior da ocupação dos espaços importantes que visem o avanço da classe trabalhadora através de seu protagonismo, a CTB se alia a outras forças que atuam no movimento sindical na ocupação desses espaços pelo seu fortalecimento, ampliando cada vez mais as conquistas do conjunto da classe trabalhadora. Diante desse momento impar, conclamamos a todos a participarem da I Conferência Municipal do Trabalho Decente”, informou o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo.

A Conferência de Salvador é uma das 73 etapas municipais que antecedem a realização da 3ª Conferência do Trabalho Decente da Bahia. “Esses eventos têm como objetivo promover o debate do tema emprego e trabalho decente; subsidiar a formulação de proposta da Política Nacional de Trabalho Decente; subsidiar a atualização do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente e sua agenda de trabalho; e discutir os avanços e resultados da Agenda Bahia do Trabalho Decente”, afirma o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.

De Salvador,
Eliane Costa