Professores realizarão Assembleia Extraordinária e propõem greve

O Sindicato dos Professores no Estado do Ceará (Apeoc) se reuniu na última semana com o governado do Estado, Cid Gomes, em razão de discutir uma nova proposta salarial. Entretanto, a proposta do governador não agradou a categoria.

“A proposta mantém uma diferença de 90 reais do graduado para o especialista e ainda promove uma mudança radical na tabela de vencimento para pior” declarou Reginal Pinheiro, vice-presidente da Apeoc. Segundo o sindicalista, “se persistirem com a proposta, será defendida a deflagração de greve em todo o Estado”.

O aumento proposto pelo governo é de em 45%, somente para os professores em início de carreira com nível superior. Já para os professores temporários, o aumento seria de 60%. Em relação aos especialistas, a assessoria do governo não anunciou o reajuste. Ainda segundo o vice-presidente da Apeoc, “não vai haver ganho algum para mais de 80% do quadro efetivo do Estado”.

Assembleia geral extraordinária

Para discutir os novos rumos da categoria, o Sindicato Apeoc realiza nesta segunda-feira, dia 1º de aagosto, uma assembleia geral extraordinária com os professores. O Sindicato já enviou Ofício ao Ministério Público, Governador e Secretária da Educação do Ceará, comunicando a quebra da negociação por parte do governo estadual com a entidade, e comunica que o sindicato realizará a reunião.

No encontro que será realizado a partir das 15h, no Ginásio Paulo Sarasate, serão definidas as futuras decisões da categoria tanto na capital quanto no interior. A posição do Sindicato Apeoc é pela greve geral.

De Fortaleza,
Carolina Campos