Secretarias vão incluir jovens em projeto de qualificação profissional

Inicialmente serão oferecidas vagas para os seguintes cursos: movimentação de produtos perigosos (MOPP), soldador, massoterapia, pedreiro de acabamento fino, cuidador de idosos, artesanato de material reciclado e direção defensiva.

Os jovens beneficiados pelo programa “Galera Nota 10” receberão curso de capacitação por meio do projeto de qualificação profissional para a Copa de 2014, oferecido pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine/AM). Isto foi possível, graças à parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab). Inicialmente serão oferecidas vagas para os seguintes cursos: movimentação de produtos perigosos (MOPP), soldador, massoterapia, pedreiro de acabamento fino, cuidador de idosos, artesanato de material reciclado e direção defensiva.

O projeto faz parte do legado social pretendido pelo governo do Amazonas com o advento da Copa. O objetivo é capacitar estes jovens para atuarem durante o evento esportivo e depois encaminhá-los para o mercado de trabalho. O próximo passo será fazer o cadastramento e selecionar os jovens de acordo com o perfil de cada um. Na próxima sexta-feira (05) os representantes da Sejel e da Setrab, juntamente com o coordenador geral do “Galera Nota 10”, Hefrânio Maia, estarão reunidos na sala Vip da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira às 9h30min, para a assinatura do Termo de Cooperação e a apresentação do plano piloto de inclusão dos jovens.

O Programa Galera Nota 10 é de responsabilidade da Sejel e atende jovens e adolescentes de 12 a 29 anos, muitos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é o resgate da cidadania plena e a valorização da cultura da paz. Atua em quatro núcleos em Manaus – Alvorada (Zona Centro-Oeste), Betânia (Sul), Santa Etelvina e Mutirão (Norte), oferecendo atividades esportivas e culturais.

De Manaus,
Claudinei Fernandes