Sem categoria

Integração sul-americana garante emprego e renda no continente

A integração da América do Sul é importante para incrementar a economia dos países do continente e, assim, preservar empregos e renda. O tema foi tema de audiência na Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social do Senado, nesta terça-feira (2, que tratou da "Defesa do emprego no contexto da crise mundial".

Integração sul-americana garante emprego e renda no continente - Agência Senado

"Esse foi um momento nobre, o brilho da fala dos lideres das centrais sindicais, todos foram na linha de fortalecimento dessa política de integração da América do Sul", ressaltou o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente Subcomissão e requerente da audiência.

João Batista Lemos, representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), defendeu a integração continental e afirmou que o Plano Brasil Maior não vai beneficiar o Brasil se "as regras do jogo" não forem mudadas. Em sua avaliação, a retomada do desenvolvimento industrial depende de reforma tributária sem retirada de direitos dos trabalhadores.

O secretário de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio Grande do Sul, Claudir Antônio Nespolo, defendeu uma agenda centrada na busca do trabalho decente e digno.

"O centro da nossa política em nível do Mercosul, da CUT, e tenho certeza das outras centrais, é disputar o tema do trabalho decente, o trabalho digno, o trabalho com direitos, com carteira assinada, com direito à aposentadoria, à previdência, à saúde", disse o secretário, ao afirmar ainda que, assim, o Brasil e os países sul-americanos serão fortalecidos.

Grande momento

"Que essa integração aconteça de fato e tenhamos uma estrutura adequada para que a sociedade civil seja ouvida sempre nos debates que tratam do interesse de todo o povo da América do Sul, que vai participar ativamente das questões trabalhistas, econômicas, sociais, direitos humanos, políticas públicas que venham na linha da geração de emprego e distribuição de renda. Foi um grande momento!", disse o senador Paulo Paim, se referindo à atuação das centrais sindicais no debate.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), ressaltou que a integração entre os países sul-americanos, pode contribuir para manter os parques industriais diante da crise que atinge os Estados Unidos e a Europa. Segundo ele, por meio da organização dos trabalhadores, poderá ser construída uma "democracia popular" no continente.

Com informações da Agencia Senado