Servidores do Detran retomam greve por tempo indeterminado

Trabalhadores consideram reunião com Governo sem avanços e decidem voltar com a greve, por tempo indeterminado, em todo o Estado.

Nesta quarta-feira (03/08), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran-CE) e o secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Eduardo Diogo, estiveram reunidos discutindo as propostas da categoria. A proposta do Governo para o conjunto dos servidores de nível superior foi: gratificação de titulação, cursos de capacitação, além do compromisso de publicação, ainda em 2011, de edital para concurso público. As gratificações propostas pelo Estado são de 5%, 10% ou 15%, de acordo com a formação do servidor.

A presidente do Sindetran-CE, Eliane Uchoa, informou que as negociações não tiveram grandes avanços, principalmente no que se refere à gratificação de titulação. "Não concordamos, pois existe na própria Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) gratificações de 15%, 30% e até 60%, concedido ao nível médio, elementar e superior", explicou.

De acordo com ela, o Governo assegurou para o conjunto dos servidores de nível superior gratificação de titulação, cursos de capacitação, além do compromisso de publicação, ainda em 2011, de edital para concurso público. No entanto, os servidores grevistas exigem reajustes salariais de pelo menos 55%, além da reestruturação dos cargos do órgão.

A decisão dos servidores de deflagrarem a nova greve foi tomada após assembleia na tarde desta quarta-feira. A paralisação retoma a greve que tinha sido iniciada no último dia 12 e suspensa no dia 22 de julho, por tempo indeterminado.

Eliane destacou que, conforme a greve passada, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), localizada na Maraponga, deve funcionar 30% dos serviços, assim como nos demais postos.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações dos jornais locais)