A volta dos Beatles
Elvis Presley, dizem, não morreu, mas são os Beatles que voltam à estrada definitivamente como os queridinhos da América e do mundo. Quatro lançamentos em várias mídias revivem os quatro astros em fotos do passado, games, história em quadrinhos e um diário de bastidores. John Lennon faria 70 anos em 2011.
Publicado 09/08/2011 19:00
Tudo para se sentir um astro do rock
Os games recuperam e trazem novas emoções ao permitir que o usuário sinta como é estar na pele de um grande astro do rock.
Com o "The Beatles: Rock Band", dá para sentir um pouco do gostinho da fama dos fab four e ainda testar suas habilidades musicais.
As principais músicas do catálogo da banda estão presentes e o jogo introduz três harmonias vocais, permitindo que os jogadores cantem ou tentem acompanhar o incomparável estilo do quarteto.
Também há registros de voz inéditos de John, Paul, George e Ringo conversando entre as tomadas durante as sessões de estúdio em Abbey Road, há mais de 40 anos.
Os que desejam uma experiência mais completa, podem se aventurar com o "The Beatles: Rock Band Limited Edition (Bundle)". A edição limitada traz, além do jogo, um baixo Höfner de Paul McCartney, uma bateria Ludwig de Ringo Starr –com a marca The Beatles– e um microfone com pedestal. Os jogos estão disponíveis para Wii, PS3 e Xbox 360.
24 horas de fotos para o famoso álbum branco
Em 1968, depois do ambicioso e vanguardista "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", os Beatles trabalhavam no projeto que viria a ser o emblemático "White Álbum". Nessa época, resolveram chamar o premiado fotógrafo de guerra Don McCullin para registrar imagens da banda durante um dia inteiro. O resultado está em "Um Dia na Vida dos Beatles", lançado pela Cosac Naify.
A obra de capa dura traz mais de 90 fotos de John, Paul, George e Ringo em diversos lugares de Londres, como na região portuária do East End, na rotatória da Old Street, na beira do Tâmisa e até na casa de McCartney, em St. John's Wood. O músico, aliás, assina um texto no livro em que relata um pouco do que aconteceu durante a sessão com McCullin.
Francês lança HQ sobre os Beatles
Depois de recontar a história do rock na HQ "O Pequeno Livro do Rock", lançada no início de 2010, o premiado quadrinista Hervé Bourhis passou a se dedicar em apenas uma banda do gênero: os Beatles.
O quadrinista relata a história da banda desde antes de sua formação, passando pelos anos da "beatlemania" e pela separação do grupo, culminando nos detalhes das carreiras solo de seus integrantes. É da Editora Conrad.
Diário de 30 anos de bastidores
Como não havia blog no tempo do quarteto inglês, valem as anotações cotidianas da turma animada para produzir um diário que revela 30 anos de bastidores na vida dos quatro. Escrito por Barry Miles, próximo da data em que Lennon completaria 70 anos de vida, a obra da Editora Madras chega ao Brasil para revelar o cotidiano deles.
Mostrando a convivência dos rapazes, não deixa de lado as brigas, o sexo e as drogas, além das vitórias pessoais. Do lado artístico há a cronologia completa dos shows, locais das apresentações, declarações dos membros e as datas que marcaram a carreira.
Miles abrange 30 anos, começando durante a Segunda Guerra Mundial e chegando até o final da década de 1960.
O escritor fez parte do círculo íntimo de diversos músicos da época, tendo acesso a bastidores que nenhum outro autor teve. Foi, inclusive, em sua Indica Books and Gallery que Lennon e Yoko Ono se conheceram. Sua coletânea de discos de Jazz foi emprestada para os garotos e os influenciou musicalmente.
Redação com agências