Conferência do PCdoB de São Sebastião: Ousadia para mudar a cidade

Com um dia de sol e céu lustroso, a Câmara Municipal de São Sebastião foi palco da primeira Conferência do Partido Comunista do Brasil, no último sábado (06).

são sebastiao - arquivo

Prestigiada por lideranças da cidade como: o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião – Eduardo Cimino; presidente da Fundação Museu do Mar – Jeannis Michail Platon; presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Morro da Olaria – Sergio Marcos; presidente da Associação Berçário – Engº. Lopes, entre outros, discutiram os problemas da cidade e a importância do PCdoB, que articula uma frente política ampla para as eleições de 2012.

A conferência teve inicio com a apresentação de uma palestra proferida por Eduardo Melchert, sobre a importância dos partidos políticos e seus líderes assumirem compromissos com a implantação de políticas públicas para a cidade, por exemplo, o projeto de ciclovias no município, relatando sua experiência na utilização deste sistema de transporte e as dificuldades existentes hoje.

Após a intervenção de Eduardo, o secretário de organização do comitê estadual – Marcelo Cárdia, falou dos desafios da legenda no estado de São Paulo e sobre a importância e contribuição dos militantes da cidade para fortalecer o protagonismo dos comunistas e a luta por mais direitos, traduzindo em um projeto ousado para a cidade, onde o presidente do PCdoB no município apresenta-se como alternativa eleitoral.

Movimento Amplo

“É a primeira conferência de São Sebastião, onde o PCdoB se organiza em torno de uma grande liderança, o Luiz Faria, que está buscando fortalecer e crescer o nosso projeto político na região”, destacou Marcelo.

O Partido na cidade nasce da discussão de problemas e principalmente, soluções para seus moradores.

O secretário de organização estadual ressalta a forma criativa com que o partido está debatendo políticas públicas para a cidade.

“Com criatividade e ousadia, o Partido protagoniza um movimento político amplo e diversificado, com propostas concretas e rumo político para desenvolver a cidade”.

Para o presidente eleito do Comitê municipal, Luiz Faria, que foi prefeito da cidade em 93/96, é um grande avanço São Sebastião poder contar com um partido que antes de tudo busca a igualdade social e um projeto desenvolvimento.

“Estamos avançando na construção do PCdoB, que não teve tradição de organização no litoral norte, mas a partir de São Sebastião estamos crescendo em Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba”, disse Luiz.

Além de Luiz, foram reeleitos os seguintes dirigentes municipais do PCdoB em São Sebastião: Luiz Ernesto dos Santos – Secretario de Finanças, Augusto Tetsuro Terada – Secretario de Organização,Antônio Guilherme Duarte de Carvalho – Secretario de Comunicação e Edvaldo Amarante Reimberg – Secretario de Assuntos Institucionais, ficando os eleitos a frente do partido para preparar para próxima eleição municipal em 2012.

Ilhabela

A partir desse processo de conferência estadual, Luiz também será o coordenador da macro-região Litoral Norte do PCdoB

Após a conferência de São Sebastião, o novo coordenador regional e o secretário de organização seguiram à Conferência de Ilhabela, que contou com cerca de 20 pessoas.

Para o presidente recém-eleito, Luiz Paladino de Araújo, é apenas o começo de um grande trabalho.

“Estamos começando a organizar o partido que tem uma grande identidade com a juventude e também com os arquitetos que estão buscando discutir o seu papel no desenvolvimento da cidade”, diz Luiz.

Luiz afirmou ainda que a legenda está se preparando para eleger pelo menos um vereador e conforme a deliberação da Conferência deve apoiar o atual prefeito Antônio Luiz Colluci.