Conferência em Marília demonstra força e prestigio do PCdoB

No último dia 8 de agosto, o PCdoB de Marília realizou com êxito sua conferência. Os comunistas de Marília optaram por esgotar os debates dos documentos nas assembleias de base para que a conferência fosse um grande ato político, seguido da eleição da nova direção municipal e da eleição dos delegados à conferência estadual.

O plenário da Câmara municipal ficou com suas galerias lotadas, o que demonstra a força do PCdoB. A presença de dez partidos na mesa de abertura que vão de PSOL a PSDB também demonstrou o prestigio do partido perante as forças políticas locais.

Além do Presidente do PCdoB André Gomes, do vereador Sydney Gobetti, de André Bezerra e Keka Costa que representaram respectivamente o comitê central e estadual do PCdoB, a mesa contou ainda com a presença dos vereadores de Marília, Wilson Damaceno (PSDB), Eduardo Nascimento (PDT) e Júnior da Farmácia (PTB), do vereador de Ourinhos, Lucas Pocay (PTB), do ex-deputado estadual Zuza (PRP), ex-deputado Federal Sergio Nechar (PP).

Outros componentes da mesa foram ainda os dirigentes do PT, PV, PSDC e Psol e personalidades da sociedade como o professor marxista do Departamento de Ciência Política e Econômica da Unesp Paulo Ribeiro da Cunha.

Junto com esses partidos o PCdoB trabalha para construir uma ampla frente política de oposição a atual a administração, segundo o presidente reeleito do PCdoB, André Gomes, o quadro está polarizado entre as candidaturas da atual administração e do grupo do deputado Abelardo Camarinha (PSB), no entanto a sociedade clama por alternativa.

Nesse sentido a frente em construção seria uma terceira via, composta por forças heterogêneas, porém consequentes, comprometidas com um novo rumo que permita acelerar o desenvolvimento da cidade com inclusão social.

Outro objetivo do PCdoB é fortalecer até o fim de setembro nossa chapa de vereadores, já temos puxadores importantes como o presidente do Sindicato dos metalúrgicos e coordenador regional da força sindical, Irton Siqueira Torres e o advogado Divino Donizete de Castro, que foi presidente da Companhia de desenvolvimento de Marília (Codemar) e secretário de assuntos estratégicos.

Embora o nome do  vereador Sydney Gobetti de Souza seja sondado para a candidatura a prefeito ou de vice, não está descartado sua candidatura a reeleição no legislativo, o nome de nossa companheira professora Carmem Urquiza, que já foi candidata a vice em 2004, é outro nome que pode compor a chapa majoritária.

Por fim, outro aspecto chamou a atenção: a grande participação das mulheres no processo de conferência,  companheiras que já haviam participado destacadamente, na semana anterior,  da conferência municipal das mulheres, elevam a organização das comunistas.

Nessa conferência criamos a secretária de questões da mulher e segundo a secretária Luciana Ferreira, em breve será oficializado  em encontro a fundação da União Brasileira de Mulheres, UBM, que já vem atuando na cidade. "O partido tem criado mecanismos para estimular e assegurar a presença das mulheres na vida partidária, nessa conferência além de criarmos a secretaria, aprovamos uma nominata com 37% de mulheres, além de ter elegido  Carmem Urquiza como vice-presidente do PCdoB", declarou Luciana.