África Austral debate consolidação da integração regional
Chefes de Estado e Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) debateram nesta quarta-feira em Luanda, capital de Angola, a problemática da integração regional, durante 22ª Cúpula desse organismo.
Publicado 17/08/2011 17:50
O grande evento de dois dias tem como lema "Consolidar as bases da integração regional, desenvolvimento de infraestruturas para facilitar os intercâmbios comerciais e a liberalização econômica".
Na reunião da qual participam mais de 600 convidados. localizados no Centro de Convenções de Talatona, serão analisados também a criação de uma zona de livre comércio, a união alfandegária e de infraestruturas.
Outras temas, como a situação política em Madagascar e Zimbábue, serão objeto da atenção dos presidentes de países que integram a SADC, em busca de maior estabilidade nesta área geográfica.
Para esta quarta o programa inaugural teve discursos de várias personalidades, entre eles o do presidente do organismo regional, o governante namíbio Lucas Pohamba.
As ruas de Luanda foram cobertas com faixas e cartazes comemorativos ao encontro, saudando a reunião de Chefes de Estado e de Governo, em meio a estritas medidas de segurança.
Esta cúpula foi precedida de uma reunião do conselho de ministros do organismo regional, na qual foram aprovados documentos que servem de base ao encontro dos presidentes.
A SADC, organismo que surgiu em 1992 para o desenvolvimento dos vínculos comerciais entre seus estados membros, é formado por Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Madagascar, Malawi, Ilhas Maurício e Moçambique.
Namíbia, Seicheles, República Democrática do Congo, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue também fazem parte da Comunidade.
Com informações da Prensa Latina