Sem categoria

Novo ministro pretende batalhar por aprovação do Código Florestal

O futuro ministro da Agricultura, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), sinalizou, nesta sexta-feira (19), que deve trabalhar pela aprovação do Código Florestal, em discussão no Senado, pela redução dos preços dos defensivos agrícolas e pela adoção de novas medidas para apoiar o agronegócio.

O peemedebista assumirá a pasta após seu colega de partido Wagner Rossi ter deixado o cargo na quarta-feira. Em maio, a bancada do PMDB apresentou e viu aprovada emenda no Código contrária aos interesses do governo, na primeira derrota da presidente Dilma Rousseff em votações no Congresso.

A emenda aprovada na Câmara prevê que órgãos estaduais, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), poderão autorizar a manutenção de atividades em Áreas de Proteção Permanente (APP). O governo queria definir por meio de decreto presidencial quais atividades seriam mantidas e quais deveriam ser retiradas para recomposição do terreno desmatado.

Na ocasião, o líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), advertiu que o governo "não iria admitir" a consolidação de áreas desmatadas nem a anistia a desmatadores, antecipando a possibilidade de um veto da presidente.

Para Mendes Ribeiro, é possível haver entendimento entre ambientalistas e produtores rurais em torno do novo Código Florestal. "Ambos têm preocupação com o meio ambiente e com a produção. Tenho que fazer uma força muito grande como ministro para ser um facilitador entre a sociedade e o governo."

Ele adiantou que é a favor de liberação de defensivos agrícolas genéticos para reduzir os custos de produção. "Por que o preço do defensivo fora (do País) é um e dentro é outro? Existem coisas sobre as quais temos que afinar o discurso, mostrar as dificuldades que o governo tem para fazer aquilo que tem que ser feito."

Perguntado sobre sua ligação com a atividade rural, já que sempre teve uma atuação parlamentar mais voltada para outras temas, Mendes Ribeiro lembrou que vem de um Estado com tradição na área. "Não é porque não sou um homem do campo que não possa compreender e entender e saber sobre agricultura. Sou de um Estado eminentemente agrícola e o conheço de uma ponta a outra. Vou fazer um esforço muito grande para estar do lado de quem sabe e fazer aquilo que a agricultura precisa."

Mendes Ribeiro também afirmou que se reunirá com os ex-ministros da Agricultura Vinícius Pratini de Moraes e Francisco Turra na próxima semana. A exemplo do deputado, eles também são gaúchos. O futuro ministro informou que ainda não conseguiu conversar com o seu antecessor, Wagner Rossi, mas pretende falar com ele nos próximos dias.

Com Terra