Entidades realizarão ato para debater a valorização da cultura
O Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro (FPMRJ), junto com outras entidades que debatem comunicação e cultura, realizarão nesta quinta-feira (25) o ato-show Música Antenada, na Praça XV, Rio de Janeiro, a partir das 15h. O objetivo é mostrar para a sociedade a necessária valorização da cultura e dos trabalhadores do setor.
Publicado 22/08/2011 19:13 | Editado 04/03/2020 17:04
Para os músicos em especial interessa a questão do fortalecimento das rádios e TVs educativas e das rádios comunitárias como mais uma forma de escoamento da produção artística, a questão da regionalização da programação das rádios e TVs, a questão do Jabá e dos Direitos Autorais.
O ato/show acontecerá no dia Nacional de Mobilização das Rádios Comunitárias, que têm desenvolvido um dialogo com o FPMRJ com o objetivo de veicular artistas independentes do estado em suas programações.
Outras questões também serão defendidas pelo Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro, como por exemplo:
– Criação de um Plano de Cultura voltado para as realizações da Copa do Mundo, das Olimpíadas e de outros eventos agendados no Rio de Janeiro para os próximos anos;
– Leis de incentivo para tratamento acústico em bares, teatros e restaurantes;
– Ocupação dos equipamentos públicos de cultura do estado;
– A implementação, o cumprimento e a fiscalização da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica (Lei de Diretrizes e Bases da Educação);
– Canal direto de diálogo com as instituições governamentais em nível Federal (Ministério da Cultura, Funarte), Estadual (Secretaria de Estado da Cultura do RJ, Funarj) e Municipal (Secretaria Municipal de Cultura da capital e dos demais municípios).
O evento suprapartidário conta com a participação de vários parlamentares que compõem as Frentes Parlamentares de Cultura e Comunicação comprometidos com as causas em questão e de integrantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais, sindicais e estudantis.
Haverá shows de diversas bandas: Carlos Malta – Hyldon – Carlos Dafé – Macau – Da Gamma (Cidade Negra) – Mu Chebabi – Rollo – Claudio Salles & os @liens – Sergio Espirito Santo – Marcelo Vianna – Patrícia Boechat – Fuzzcas – Beto Gaspari – Tibério Gaspar – Giras Gerais – Cecelo Frony Trio – Paulinho Trompete – Coyote Valvulado – Totonho e os Cabra – Dida Nascimento (KMD5) – Gente Estranha no Jardim – Destemido Wallace – Batuque na Cozinha – Ricardo Mansur – Ricardo Vilas – Elma Alegria – Blake Rumbout – Sandra Grego – Rodrigo Penna Firme – Prozaico – Santa Fé – Na Marra – Maciel – Diego Guará – Johanne Russel – DJ Bernardo Cauê.