Recife realiza Plenária Temática do OP Desenvolvimento Econômico

 Durante a noite da última sexta-feira (19), cerca de 600 pessoas compareceram à quadra poliesportiva do Colégio Nóbrega, localizado no bairro da Boa Vista, onde ocorreu a Plenária Temática de Desenvolvimento Econômico do Orçamento Participativo. Nela, a população pode definir a melhor forma de empregar os recursos do município, através da eleição de obras e ações que devem ser realizadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e pela Companhia de Serviços Urbanos.



Cerca de 600 pessoas compareceram  

Nela, a população pode definir a melhor forma de empregar os recursos do município, através da eleição de obras e ações que devem ser realizadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e pela Companhia de Serviços Urbanos (Csurb)

Durante a noite da última sexta-feira (19), cerca de 600 pessoas compareceram à quadra poliesportiva do Colégio Nóbrega, localizado no bairro da Boa Vista, onde ocorreu a Plenária Temática de Desenvolvimento Econômico do Orçamento Participativo. Nela, a população pode definir a melhor forma de empregar os recursos do município, através da eleição de obras e ações que devem ser realizadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e pela Companhia de Serviços Urbanos (Csurb).

“O Orçamento Participativo, hoje, é o principal canal de participação popular da Prefeitura do Recife. As Plenárias Temáticas vêm tomando corpo porque permitem que os seguimentos e setores organizados nas diversas áreas, como cultura, turismo e desenvolvimento econômico, possam identificar, dentro do Plano de Governo da Prefeitura, quais as ações prioritárias que podem resultar em um maior desenvolvimento para a cidade”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

O empreendedor José Robson, conhecido como Branco Cell, que atua no Calçadão dos Mascates, o camelódromo, estava entusiasmado com a plenária. “É durante as plenárias que temos como reivindicar direitos. Foi durante o OP que conseguimos aprovar a obra de revitalização da praça de alimentação do Calçadão dos Mascates, que já foi executada”, comentou o vendedor de acessórios para celular.

A comerciante Iracema Gonçalves, 69 anos, permissionária do Cais de Santa Rita, comentou que sempre comparece às plenárias do OP: “venho em busca de melhorias para os boxes do cais de Santa Rita e, dessa forma, venho ajudar os comerciantes que atuam no local”, comentou a empreendedora que possui um brexó.

Durante o evento, José Bertotti falou sobre a realização das ações eleitas no ano passado e implementadas até o primeiro semestre deste ano. Dentre elas estavam a realização de cursos de qualificação profissional, que desde o início da gestão do prefeito João da Costa, atendeu a mais de seis mil recifenses; oferta de crédito para empreendedores do município e a realização de uma pesquisa sobre as cadeias produtivas da cidade.

Já a presidente da Csurb, Fátima Medeiros, informou que de 2009 a 2011, foram investidos R$ 4 milhões nos mercados públicos do município. Só no primeiro semestre deste ano foram R$ 412 mil em obras de manutenção corretiva e preventiva, individualização das instalações elétricas e melhoramento do entorno dos mercados da Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Cordeiro e Casa Amarela.

Além do secretário da SCTDE, José Bertotti, e da presidente da Csurb, Fátima Medeiros, compuseram à mesa do OP de Desenvolvimento Econômico o Coordenador do OP, Augusto Miranda, e o Coordenador do Fórum do OP de Desenvolvimento Econômico, Manoel Albuquerque.



Fonte Site da Prefeitura do Recife